Dicas essenciais para manter a saúde em dia durante a sua visita à praia, incluindo medidas para prevenir contaminações, proteger a pele dos danos causados pelo sol e garantir a higiene íntima adequada.
Com a chegada do verão, muitas pessoas já organizam viagens ao litoral para aproveitar o sol e o mar. De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, 51% dos brasileiros escolhem praias como principal destino para as férias de verão. Contudo, especialistas alertam para os cuidados necessários com a saúde durante esses passeios, especialmente no contato com a areia.
Embora a areia em si não cause doenças, ela pode estar contaminada por microrganismos que oferecem riscos. “Se esses contaminantes alcançarem mucosas, como a boca ou os olhos, podem causar infecções”, explica Larissa Hermann, clínica médica dos hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat.
Microrganismos encontrados na areia incluem parasitas que se alimentam de matéria orgânica e transportam bactérias para o corpo humano, podendo entrar por feridas ou pela ingestão acidental.
Confira as principais orientações para evitar problemas de saúde relacionados ao contato com a areia:
1. Evite contato com boca, olhos e feridas abertas
Crianças que brincam na areia frequentemente levam as mãos à boca, o que pode resultar em sintomas como febre e diarreia. Nessas situações, a recomendação é procurar assistência médica se os sintomas se manifestarem. “Higienizar as mãos regularmente é essencial, especialmente antes de comer ou tocar superfícies”, destaca Larissa.
Além disso, fungos e bactérias podem penetrar por feridas abertas, causando infecções como bicho-geográfico ou micose. O uso de curativos e cuidados com a higiene das áreas afetadas ajudam a prevenir esses problemas.
2. Proteja a pele com protetor solar e hidratante
A exposição ao sol e à areia quente pode causar queimaduras e ressecamento da pele. “O calor da areia pode retirar a oleosidade natural da pele, aumentando sua vulnerabilidade”, alerta a dermatologista Anna Karoline Tomazini. Para minimizar os danos, recomenda-se o uso de toalhas ou esteiras para evitar contato prolongado com a areia e a aplicação frequente de protetor solar. O hidratante ajuda a restaurar a barreira natural da pele após o passeio.
3. Evite roupas íntimas úmidas
Para as mulheres, permanecer com biquínis molhados após sair da água pode aumentar o risco de candidíase e outras infecções genitais. “A umidade favorece o crescimento de microrganismos, especialmente quando há acúmulo de areia”, alerta Renata Hayashi, ginecologista do hospital São Marcelino Champagnat. Trocar de roupa e tomar banho com água limpa são medidas importantes para reduzir esses riscos.
4. Limpe os olhos adequadamente
A areia pode causar irritações e lesões nos olhos devido ao atrito dos grãos. “Arranhões na córnea podem resultar em dor, vermelhidão e fotofobia”, explica o oftalmologista Dhiogo Corrêa. Para prevenir complicações, leve colírios lubrificantes, soro fisiológico e água limpa para higienizar os olhos, se necessário.
Da Redação/Click News/Redação Homework