O desafio é estar no jogo que será jogado amanhã, sem matar a vaca leiteira de hoje
Por Jose Ribeiro*
UNIFORMIZAR E MANTER PADRÕES DE QUALIDADE
Não adianta fazer mais em menos tempo se não puder manter a qualidade.
Pressionados, os colaboradores poderão ser produtivos, mas só com treinamento adequando sua equipe irá aprender isso naturalmente. O treinamento vai confrontar a INGENUIDADE com a QUALIDADE.
Isso é despertar na sua equipe a consciência do dever. Treinamento é conscientização sobre qualidade dos serviços e o impacto que isso causa nos resultados da empresa.
- Como diz o Sérgio Cortella, você deve fazer o seu melhor nas condições que você tem agora, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda.
Qualidade se faz com pessoas excelentes.
Pessoa excelente é uma questão de atitude e não precisa ser o melhor de todos, mas o melhor naquilo que faz. Pessoas comuns fazem apenas a obrigação. Para essas pessoas a obrigação é ponto de chegada. Cumprem a obrigação e ponto final.
Pessoas Excelentes fazem mais do que a obrigação. Para essas pessoas obrigação é ponto de partida e não de chegada. O consultor sueco Klauss Möller chama de pessoas um metro + 1 centímetro.
Vejam o que a Bíblia diz sobre isso:
Servos inúteis – Assim também vós, quando fizerdes tudo o que foi mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer (Lucas 17, 10).
Trabalhando para cumprir horário – Por isso, se faço de boa mente, terei prêmio; mas se faço de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada (I Coríntios 9, 17).
MELHORAR A LUCRATIVIDADE
A lucratividade tende ser inversamente proporcional à competitividade, mas pode ser diferente. Competindo com estratégias em vez de preços podemos manter a lucratividade por isso o treinamento deverá incutir na mente dos colaboradores algo parecido com uma escola de samba. Os objetivos e valores dos colaboradores devem ser rigorosamente os mesmos da Diretoria: Todos devem querer a mesma coisa
MELHORAR A EMPREGABILIDADE DOS COLABORADORES
Isso é sobre permitir que a pessoa desenvolva melhor suas habilidades, além de não viver sob a auto pressão psicológica de que precisa ser infalível para não perder o emprego.
Quanto mais bem treinado o funcionário estiver, melhor sua empregabilidade Isso não significa que ela vai sair por aí a procura de novas oportunidades. Pelo contrário, quanto melhor a empregabilidade de uma pessoa, mais tranquilo ela vai trabalhar, partindo do pressuposto de que não precisa temer a perda do emprego e isso permitirá que ela desenvolva melhor suas habilidades.
PARA ATRAIR NOVOS TALENTOS
Uma pessoa talentosa é um grande trunfo em qualquer momento, mas principalmente em tempos de competitividade acirrada por mão de obra qualificada. Pessoas de talento não significa que nasceram sabendo tudo, precisam de treinamento para desenvolver seus talentos, ou seja adquirir competência.
Pessoas talentosas tem habilidade desde aprender melhor, mais rápido e reter conhecimentos. Pessoas talentosas valorizam mais as empresas que lhes proporcionam esse desenvolvimento.
AS 5 VERDADES SOBRE PESSOAS DE ALTO DESEMPENHO
- Toda pessoa precisa se sentir necessária
- Todos gostam de ser tratados como indivíduos
- Dar liberdade a alguém para assumir responsabilidade libera talentos que de outra maneira permaneceriam ocultos
- Um indivíduo sem informações não pode assumir responsabilidades
- Um indivíduo que recebeu informações não pode deixar de assumir responsabilidades
PARA RETER TALENTOS
Peter Drucker dizia que toda organização tem que criar condições para desenvolver e reter talentos.
Ele publicou um artigo na Harvard Business Review com o seguinte título: Eles não são empregados, são pessoas.
Toda organização de sucesso, seja ela uma empresa, uma universidade ou uma grande agência sem fins lucrativos, é bem-sucedida porque levou pessoas comuns a fazer coisas extraordinárias.
Então e somente então você terá condições de MANTER realizadores. Eles gostam de realizar, e não vão permanecer a não ser que tenham essa oportunidade. Pessoas talentosas existem em todos os níveis, mas precisam de treinamento e oportunidades para desenvolver suas habilidades
Tripé para manutenção de funcionários talentosos:
- Treinamento
- Bom ambiente de trabalho
- Perspectivas de crescimento
Mas, sem oportunidade de desenvolvimento, as pessoas tendem a buscar outro lugar para trabalhar onde tenham essa condição.
COMO REDUZIR O “TURN OVER”
Isso melhora a imagem da empresa no mercado de trabalho em tempos de escassez de mão de obra qualificada.
As ações de retenção de talentos começam desde os processos seletivos. Contratando a pessoa certa é metade do caminho para garantir que o time se mantenha na empresa. Uma das razões da elevada rotatividade é a falta de adequação da pessoa à cultura da empresa ou à sua atividade.
Isso ocorre quando a empresa falhou no ENDOMARKETING, não “vendeu” a empresa para o novo colaborador, antes do início da atividade.
De repente a empresa contratou uma pessoa talentosa, mas por não ter sido treinada adequadamente, acabou não assimilando suas funções e o trabalho tornou-se um fardo, improdutivo, levando-o ao desânimo.
Crie oportunidades de desenvolvimento profissional. Bons colaboradores tendem a valorizar seu próprio crescimento profissional, estão sempre buscando se desenvolver e valorizam a empresa que oferece essas oportunidades.
Entenda as necessidades dos colaboradores. Procure entender suas necessidades e expectativas e o que eles realmente esperam na organização.
Incentive um ambiente de trabalho positivo
As vezes o profissional passa todo o processo seletivo animado, consegue ser contratado e, ao iniciar o trabalho percebe que o ambiente é desagradável com intrigas e fofocas, desestimulante.
Valorize e reconheça os funcionários
A falta de reconhecimento e valorização do seu trabalho, talvez seja uma das coisas mais frustrantes para um profissional talentoso.
Plano de carreira
Por mais que o colaborador ame trabalhar na organização que se encontra, chega um momento em que ele não vê mais possibilidades de crescimento, bateu no teto. E para não perder esses talentos ofereça novas oportunidades dentro da própria organização.
Interatividade entre colaboradores
A socialização é uma forma importante de promover interação entre a equipe, melhorar a retenção e fortalecer a cultura.
PARA REFLETIR
Texto do saudoso Julio Ribeiro, um dos maiores publicitários brasileiros
Para ser bem sucedido no trabalho é preciso assumir que a tristeza não é parte obrigatória do ato de trabalhar. Ficar triste com o trabalho é como ir para o inferno todos os dias. O modo ideal é trabalhar sorrir e cantar e ter consciência de que o ato de trabalhar não é a única coisa importante que se pode fazer numa empresa, tão importante quanto trabalhar é pensar e usar a inteligência no sentido de encontrar soluções novas.
Para pensar com produtividade é preciso ter consciência da própria inteligência e da própria capacidade de realizar.
Quem não gosta dos outros está sempre triste e quem não é solidário produz pouco. Quem não gosta do cliente não faz sucesso, afinal estamos num negócio de pessoas.
*Jose Ribeiro é Consultor, Mentor e Palestrante desde 1994.
Graduado em Administração pela Universidade Católica do Paraná, pós-graduado em Gestão de Custos pela Faculdade de Administração e Economia do Paraná (FAE).
Autor dos livros COMO REDUZIR O RISCO DE INADIMPLÊNCIA que será lançado em Fevereiro/25
GESTÃO DAS PRÁTICAS TRABALHISTAS, que será lançado em Maio/25
itdeconsultoria@gmail.com