A apresentadora Adriane Galisteu compartilhou com seus seguidores, nesta terça-feira (11), que passou por uma cirurgia de emergência para a retirada de um cálculo renal na uretra após ser diagnosticada com pielonefrite, uma infecção bacteriana que afeta os rins.
- “Eu tive uma pielonefrite, que é uma infecção urinária alta. A infecção urinária cistite é aquela em que você faz xixi com ardência e sente uma dorzinha. Eu não tive cistite, eu tive febre, que é uma infecção urinária alta, com uma tal de uma pedrinha, um cálculo renal que já estava no canal da uretra. Ele impedia o xixi de passar. Basicamente, eu tive isso, mas não tive dor”, contou em uma publicação.
O que é pielonefrite?
A pielonefrite é uma infecção bacteriana que ocorre quando uma bactéria do trato urinário afeta os rins. De acordo com o Manual MSD, ela pode ser causada por uma obstrução do fluxo de urina, por um cálculo renal ou um aumento da próstata.
Sintomas da pielonefrite
Os sintomas mais comuns da condição são:
- Calafrios;
- Febre;
- Dor nas costas;
- Náusea;
- Vômito.
A pielonefrite pode ser mais grave em pessoas com diabetes ou com um sistema imunológico debilitado.
Tratamento
O tratamento da pielonefrite geralmente envolve o uso de antibióticos para combater a infecção bacteriana. Em alguns casos, pode ser necessário internação hospitalar para administração de medicamentos intravenosos. Em casos mais graves, como o de Adriane Galisteu, pode ser necessária a remoção de cálculos renais ou outras obstruções do trato urinário.
Prevenção
Algumas medidas podem ajudar a prevenir a pielonefrite, como:
- Beber bastante líquido para manter o trato urinário saudável e eliminar as bactérias;
- Não segurar a urina por muito tempo;
- Manter uma higiene íntima adequada;
- Tratar infecções urinárias baixas (cistite) precocemente para evitar que a infecção se espalhe para os rins;
- Em caso de cálculos renais, seguir as orientações médicas para prevenção de novos cálculos.
Importante
É fundamental procurar um médico caso apresente sintomas de pielonefrite, como febre, calafrios, dor nas costas, náuseas e vômitos. A pielonefrite, se não tratada adequadamente, pode levar a complicações graves, como insuficiência renal e sepse.