Levantamento também aponta que 93% dos entrevistados veem Tarcísio de Freitas como o nome mais competitivo contra a esquerda no próximo pleito.
Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (19) indica que 60% dos agentes do mercado financeiro consideram provável que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concorra à reeleição em 2026. O índice, contudo, representa uma queda em relação ao levantamento anterior, realizado em dezembro de 2023, quando esse percentual era de 70%.
Apesar dessa percepção, 66% dos entrevistados avaliam que Lula não será o favorito na disputa, patamar idêntico ao registrado na pesquisa anterior.
O estudo também revelou que, para 93% dos participantes, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o nome com maior potencial para derrotar a esquerda na eleição presidencial de 2026.
Além disso, 68% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será preso, um aumento significativo em relação aos 55% que manifestavam essa expectativa no levantamento de dezembro.
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 17 de março e ouviu 106 profissionais do mercado financeiro, incluindo gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão de fundos de investimento situados em São Paulo e no Rio de Janeiro. A coleta de dados foi feita por meio de questionários online.