Diversos atletas de patinação artística, incluindo os campeões mundiais russos Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, estavam entre os 64 passageiros do voo da American Airlines que se envolveu em uma colisão com um helicóptero militar na noite de quarta-feira, 29, em Washington, D.C.
De acordo com a agência russa TASS, os patinadores russos estavam a bordo da aeronave, que caiu nas proximidades do Aeroporto Nacional Reagan. A Patinação Artística dos EUA (USA Figure Skating), entidade responsável pela modalidade no país, confirmou nesta quinta-feira, 30, que vários atletas estavam no voo, retornando do Campo de Desenvolvimento Nacional, realizado junto ao Campeonato de Patinação Artística dos EUA, que ocorreu em Wichita, Kansas.
Em nota à Reuters, a federação americana expressou seu pesar pela tragédia, dizendo: “Estamos devastados por esta tragédia indescritível e temos as famílias das vítimas nos nossos corações”. Além dos campeões russos, a ex-patinadora Inna Volyanskaya, que competiu pela União Soviética e atualmente é treinadora do clube de patinação de Washington, também estaria a bordo, conforme fontes citadas pela TASS.
Colisão com helicóptero do exército dos EUA
A colisão entre o avião e o helicóptero aconteceu quando o voo, vindo de Wichita, Kansas, se aproximava do Aeroporto Ronald Reagan para o pouso. O avião da American Airlines, que transportava 60 passageiros e quatro tripulantes, colidiu com um helicóptero Sikorsky UH-60 Black Hawk, utilizado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. O Exército informou que não havia oficiais de alto escalão a bordo da aeronave militar.
O acidente ocorreu a poucos metros da pista, momentos antes do pouso da aeronave comercial. A American Airlines afirmou que está investigando o ocorrido e se manifestará assim que novas informações estiverem disponíveis.
Como resultado da colisão, todos os pousos e decolagens foram suspensos no Aeroporto Ronald Reagan, localizado a apenas 6 km do centro de Washington, D.C., e próximo à Casa Branca. As autoridades locais continuam a coordenar os esforços de resgate, enquanto a investigação sobre as causas do acidente segue em andamento.