Um ex-policial aposentado do Arizona, nos Estados Unidos, entrou com um processo contra a American Airlines, membros da companhia aérea e um passageiro, alegando discriminação racial e falsa acusação de tráfico humano envolvendo sua esposa, uma cidadã russa.
De acordo com a ação judicial, os membros da tripulação do voo 2408, que partiu de Phoenix para Miami em setembro de 2022, denunciaram Anthony Williams, de 63 anos, e sua esposa Katsiaryna Shasholka, de 34, às autoridades, sem realizar qualquer questionamento ou investigação prévia. O casal estava em viagem de lua de mel.
A denúncia, apresentada no Tribunal Distrital do Sul da Flórida e divulgada nesta terça-feira (14) pelo jornal The Independent, relata que um passageiro suspeitou que Williams estivesse traficando sua esposa e informou a situação aos funcionários da American Airlines, Michael Wilfong e Angel Rodriguez.
“Não havia nenhum motivo para se imaginar que Shasholka estivesse em perigo”, diz o processo, que também menciona que o casal tirou selfies sorridentes durante o voo.
Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Miami, o casal foi “injustamente preso” por funcionários da companhia aérea e escoltado para fora da aeronave. Williams e Shasholka foram mantidos sob vigilância enquanto outros passageiros desembarcavam, antes de serem interrogados por agentes do Departamento de Polícia de Miami-Dade.
A ação judicial descreve que o casal birracial foi “discriminado racialmente e com base em sua raça por funcionários e/ou agentes da American Airlines no Aeroporto Internacional de Miami”. Williams e Shasholka agora buscam uma indenização no valor de US$ 75 mil (cerca de R$ 450 mil), além de juros e custos judiciais.
Histórico de casos similares
O processo também cita outros três episódios registrados entre 2023 e 2024, nos quais passageiros negros alegaram ter sido discriminados pela American Airlines.
Em setembro de 2023, o cantor e guitarrista David Ryan Harris, conhecido por integrar a banda de John Mayer e colaborar com artistas como Dave Matthews Band e Carlos Santana, foi acusado de traficar seus próprios filhos durante um voo da American Airlines de Atlanta para Los Angeles.
De acordo com o relato, Harris e dois de seus filhos foram abordados por um funcionário da companhia aérea e policiais no topo da ponte de embarque. A acusação teria sido motivada por uma comissária de bordo que suspeitou que os filhos mestiços do músico não fossem dele, após observá-los durante o voo.
Um mês após o incidente, a American Airlines pediu desculpas a Harris, mas a companhia não comentou sobre o processo movido pelo ex-policial Anthony Williams e sua esposa.
Da Redação/Click News/R7