“Acho que hoje tivemos representados aqui mais de 500 hospitais e todos eles podem entrar no programa. Ele tem uma tabela atrativa e, por isso, queremos convidar você, que é dono de hospital, que é administrador, que venha para este programa, que nos ajude. Isso será muito importante”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
Sandro Mabel convida hospitais e clínicas a integrarem programa federal que busca reduzir filas por procedimentos especializados
Em esforço para aprimorar o acesso da população a serviços médicos especializados, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou, na noite desta sexta-feira (4), de encontro com representantes do Ministério da Saúde e da rede privada de saúde da capital. A reunião, realizada no Paço Municipal, teve como objetivo articular a adesão de hospitais e clínicas ao programa federal Agora tem Especialistas, iniciativa que promove um novo modelo de contratação de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa federal propõe a integração de prestadores privados à rede pública, por meio de credenciamento aberto e remuneração superior à tabela tradicional do SUS, com a meta de reduzir as filas e acelerar o acesso a consultas, exames e cirurgias de média e alta complexidade.
Convocação à rede privada
Durante o evento, Mabel dirigiu-se diretamente aos empresários do setor de saúde, estimulando o engajamento no novo modelo: “Acho que hoje tivemos representados aqui mais de 500 hospitais e todos eles podem entrar no programa. Ele tem uma tabela atrativa e, por isso, queremos convidar você, que é dono de hospital, que é administrador, que venha para este programa, que nos ajude. Isso será muito importante”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, a expectativa é de que essa parceria traga mais recursos federais à capital e contribua para a diminuição da fila de procedimentos eletivos acumulada nos últimos anos.
Atendimentos previstos para agosto
A implantação do programa em Goiânia prevê início dos atendimentos ainda em agosto. Estão aptas a participar da iniciativa clínicas, hospitais e demais empresas da saúde interessados em prestar serviços ao SUS de forma complementar. A proposta inclui também o fortalecimento da rede pública com ações como mutirões, ampliação de turnos de atendimento e uso de unidades móveis.
O secretário executivo do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, detalhou o funcionamento do modelo: “O que estamos apresentando aqui é um novo modelo de parceria entre o SUS e a rede privada. Vamos contratar os serviços onde houver demanda reprimida, com valores acima da tabela tradicional do SUS, podendo chegar a até três vezes mais, dependendo do procedimento. O foco é garantir que o atendimento aconteça no tempo certo”, afirmou.
Pagamento diferenciado e contratos diretos
Um dos atrativos centrais do programa Agora tem Especialistas é a possibilidade de remuneração significativamente superior à convencional, chegando a até 400% da tabela SUS, conforme a complexidade do atendimento. Os contratos serão firmados diretamente com o Ministério da Saúde, mediante processos públicos de credenciamento.
Para o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luiz Pellizzer, a proposta representa uma oportunidade estratégica: “O programa nos permitirá acionar a capacidade da rede privada de forma estratégica, com recurso garantido e foco no paciente”, pontuou. Segundo ele, embora a rede atual conte com profissionais dedicados, o número de pacientes à espera de procedimentos ainda é elevado.
Goiânia se posiciona como referência
Sandro Mabel enfatizou que a capital está pronta para protagonizar essa transformação. “Com o apoio técnico e financeiro do Ministério da Saúde, vamos avançar ainda mais. É uma oportunidade de dar mais acesso às especialidades para a população goianiense”, declarou.