O pontífice, que se recupera de uma pneumonia bilateral, acenou, dirigiu algumas palavras ao público e, em seguida, retornou ao Vaticano.
Internado há 38 dias no Hospital Gemelli, em Roma, o papa Francisco apareceu na manhã deste domingo (23) em uma das varandas da unidade médica para cumprimentar os fiéis que o aguardavam do lado de fora.
Francisco iniciou a breve aparição acenando com as mãos e, ao pegar o microfone, agradeceu a presença dos fiéis.
“Obrigado”, disse ele. O papa também fez um comentário especial ao notar uma fiel que segurava flores amarelas: “Essa senhora com as flores amarelas é incrível”.
Antes de se retirar, o pontífice voltou a acenar e fez o sinal da cruz em direção à multidão. A cena foi transmitida em tempo real em um telão instalado na Praça de São Pedro, onde outros grupos de fiéis acompanharam o momento à distância.
Cerca de dez minutos depois, Francisco deixou o hospital em um carro Fiat branco, acompanhado por escolta policial. O percurso até o Vaticano, que normalmente leva cerca de 20 minutos, foi feito de forma mais rápida devido ao acompanhamento oficial.
O papa está internado desde 14 de fevereiro e vem passando por um processo de recuperação progressiva. Segundo o médico Sergio Alfieri, integrante da equipe que acompanha o líder da Igreja Católica, Francisco ainda deverá cumprir uma “longa convalescença”, estimada em pelo menos dois meses.
Aos 87 anos, Jorge Mario Bergoglio tem enfrentado problemas recorrentes de saúde nos últimos anos, o que já resultou em outras internações no mesmo hospital e compromissos reduzidos na agenda oficial do Vaticano.