Magistrado teve afastamento determinado pelo STF e é investigado por corrupção judiciária e lavagem de dinheiro.
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (29) uma operação que cumpre três mandados de busca e apreensão contra um juiz vinculado ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT). O magistrado é suspeito de envolvimento em um esquema de venda de sentenças é o juiz Ivan Lúcio Amarante da comarca de Vila Rica(MT).
As investigações revelaram um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, supostamente criado para ocultar pagamentos milionários de propinas recebidas em troca de decisões judiciais proferidas pelo juiz. Até o momento, a identidade do magistrado não foi divulgada.
Os mandados de busca e apreensão estão sendo executados no estado de Mato Grosso.
Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o juiz foi afastado de suas funções públicas, teve seu passaporte recolhido, com a proibição de deixar o país, e seus bens e valores foram bloqueados, totalizando aproximadamente R$ 30 milhões.
Esta ação representa a 8ª fase da Operação Sisamnes, que busca aprofundar as apurações sobre crimes de corrupção judiciária e lavagem de dinheiro, conforme informações da Polícia Federal.