Força-tarefa da GCM atua de forma preventiva e integrada até o encerramento da programação pós-Carnaval
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), registrou entre os dias 12 e 19 de fevereiro 402 ocorrências durante a Operação Carnaval Seguro 2026. A ação, que se estende até 1º de março, tem como objetivo assegurar a ordem pública e a tranquilidade da população durante o pré-Carnaval, os desfiles e shows carnavalescos, além da inédita programação de pós-Carnaval.
Atuação preventiva e resultados
No período, foram realizados 1.354 patrulhamentos, monitoramentos e visitas comunitárias, além de 448 atendimentos a Ordens de Serviço e 94 apoios a órgãos públicos. A operação também garantiu segurança em locais de grande circulação, como unidades de saúde e parques, com 44 ocorrências de apoio.
As equipes abordaram 206 pessoas, 17 veículos e encaminharam 33 indivíduos a instituições da área de segurança. Houve ainda a apreensão de duas armas de fogo e uma arma branca.
Entre os registros, constam três furtos a transeuntes e comércio, a recuperação de um veículo e quatro celulares furtados, além de quatro violações de medida protetiva à mulher, duas vias de fato e dois danos ao patrimônio público.
Declaração da GCM
O comandante operacional da GCM, Danilo César Fonseca Gomes, destacou a eficiência da operação: “O trabalho da GCM segue até o encerramento oficial da operação, com patrulhamento preventivo, presença estratégica nos pontos de maior movimentação e apoio às demais forças de segurança”.
Programação pós-Carnaval
Pela primeira vez, Goiânia promove uma agenda oficial de pós-Carnaval. A abertura ocorreu na Região Noroeste, nos dias 21 e 22 de fevereiro, na Praça Antares, com shows de artistas locais e nacionais.
No dia 28 de fevereiro, a festa chega ao Jardim Novo Mundo, na Região Leste, e será encerrada em 1º de março, no Jardim Pompeia, Região Norte, marcando o fim da Operação Carnaval Seguro.



