Animal foi encontrado nadando exausto e passou por cirurgia; expectativa é que volte à natureza após reabilitação
Tentativa de travessia durou oito horas
Uma onça-pintada foi resgatada na última quarta-feira (1º), após ser flagrada nadando sem descanso no Rio Negro, em Manaus. O felino, que tentava alcançar a margem havia cerca de oito horas, foi retirado da água por uma equipe formada por biólogos, veterinários e agentes ambientais.
De acordo com o biólogo Nonato Amaral, do Laboratório de Interações Fauna e Floresta (Laiff) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o animal apresentava sinais de exaustão e corria risco de não conseguir completar a travessia.
Ferimentos graves e perda de dentes
Durante a avaliação clínica, os especialistas constataram que o macho adulto, com 54 quilos, tinha mais de 30 projéteis de espingarda alojados no crânio, pescoço e boca. Os disparos também provocaram a perda de um dos caninos. O felino precisou passar por cirurgia e segue internado em observação. A expectativa dos veterinários é que ele se recupere e possa ser devolvido à natureza.
Resgate mobilizou várias instituições
A operação contou com a participação da Secretaria Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal do Amazonas (Sepet), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), do Instituto Laiff/Ufam e da equipe da deputada estadual Joana Darc (União Brasil).
A Polícia Militar do Amazonas divulgou um vídeo que mostra o momento em que o animal é puxado para dentro da embarcação. Nas imagens, a onça aparece visivelmente debilitada, recebendo até um gesto de carinho de um dos agentes antes de ser retirada da água.
🐆 Uma missão diferente no Rio Negro!
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão Ambiental recebeu a ocorrência de que uma onça estaria há algumas horas tentando atravessar o rio.
Ao chegar no local, a equipe encontrou o animal bastante debilitado.
Com apoio da Secretaria de Proteção Animal (Sepet) e de um especialista em felinos, os policiais realizaram o resgate com sucesso.
#GovernodoAmazonas #Segurança #Amazonas #ForçasdeSegurança #SSP
Fonte: Portal Terra