Prefeitura de Goiânia avança na recuperação de trecho afetado por erosão e reforça estrutura para evitar novos danos
“No último final de semana, as equipes fizeram a sub-base, a base e a capa asfáltica da pista de rolamento”, explicou o diretor de Execução de Obras, Vinícius Tadeu Boldrin de Mello.
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), prevê concluir até o final desta semana as obras de recuperação do talude e contenção de processo erosivo na Marginal Botafogo, nas imediações da Rua 44, no Setor Norte Ferroviário. A intervenção foi iniciada após os danos provocados pelas chuvas intensas de setembro.
Intervenções estruturais e reforço da segurança viária
Segundo a Seinfra, já foram finalizados o muro de contenção, o talude e a pavimentação da pista esquerda no sentido Norte-Sul. As equipes seguem trabalhando na construção de duas descidas d’água — danificadas pelas enxurradas — e na instalação de defensas metálicas, etapa necessária para a liberação completa da via.
Erosão e resposta imediata após temporal
A necessidade de intervenção foi identificada após o temporal ocorrido em 23 de setembro. Técnicos da Seinfra realizaram vistoria no local e constataram a queda de um gabião, estrutura de contenção que cedeu na altura da Rua 44. No dia seguinte, uma frente de trabalho foi mobilizada para iniciar a limpeza e preparação da área.
“Fizemos a limpeza do leito do córrego em 41 metros de extensão com a quebra da laje, que faz parte da estrutura que foi levantada e rompida com a força da chuva”, detalhou o diretor de Operações e Conservação, Lucas Gontijo Borges.
Estabilização do solo e prevenção de novos danos
Após a limpeza, foi realizada a estabilização do solo para a construção do muro de gravidade, utilizando anilhas de 1.500 mm, consideradas mais seguras. Em paralelo, houve britagem e concretagem no fundo do Córrego Botafogo, com o objetivo de evitar o assoreamento do curso d’água. Equipes também atuaram na recuperação de outros gabiões na região.
De acordo com Lucas Gontijo, a Marginal Botafogo apresentou outros pontos de erosão após as chuvas de setembro. “Em outros pontos da via, existem problemas pontuais de erosões, escorregamentos e comprometimento da estrutura do gabião, que são monitorados e corrigidos dentro do cronograma de ação da Seinfra”, afirmou.




