Osasco lidera ranking nacional; São Paulo e Volta Redonda aparecem na sequência
Transição para o novo sistema tributário
O Brasil inicia em 1º de janeiro de 2026 a fase de transição para o novo sistema de tributação sobre o consumo, que substituirá gradualmente PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. A mudança prevê a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Durante o período de testes, serão aplicadas alíquotas simbólicas: 0,9% para a CBS (federal) e 0,1% para o IBS (estadual e municipal). A implementação completa está prevista para 2033, quando ICMS e ISS deixarão de existir.
Retornômetro: avaliação da eficiência fiscal
Nesse cenário, surge o Retornômetro, ferramenta desenvolvida pela empresa Assertif, especializada em recuperação de tributos. O índice mede como os municípios brasileiros transformam os impostos arrecadados em qualidade de vida, comparando 396 cidades e revelando disparidades regionais na eficiência do gasto público.
Ranking nacional
O levantamento mostra Osasco (SP) na liderança, seguido por São Paulo (SP), Volta Redonda (RJ), Votuporanga (SP) e Curitiba (PR). A metodologia considera três eixos principais:
- Viver: qualidade de vida, saúde, educação e saneamento;
- Prosperar: emprego, renda e desenvolvimento econômico;
- Governar: transparência, equilíbrio fiscal e capacidade de investimento.
Transparência e participação cidadã
Em entrevista à Rádio Eldorado, o CEO da Assertif, José Guilherme Sabino, destacou o papel da ferramenta na preparação dos municípios para o novo sistema tributário. “O cidadão terá um acesso online de como estão os investimentos dos impostos arrecadados no município. Isso vai trazer uma transparência às pessoas”, afirmou.



