Previsão aponta que onda de frio começa pelo Sul e avança para Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte
Uma nova frente fria deve atingir o Brasil nos próximos dias, segundo previsão da Climatempo. A queda nas temperaturas começa pelo Sul do país nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6) e deve se intensificar no fim de semana, atingindo também Estados do Sudeste, Centro-Oeste e até parte da Região Norte.
De acordo com a Climatempo, esta será a segunda onda de frio registrada no país em 2025 — a primeira ocorreu entre o fim de maio e o início de junho. Embora menos intensa, a nova massa de ar frio pode ter duração maior, com efeitos perceptíveis até 14 de junho em algumas áreas.
Sul será o primeiro a sentir os efeitos da mudança
A frente fria inicial será acompanhada por uma massa de ar menos intensa, mas suficiente para manter as temperaturas baixas no Rio Grande do Sul e provocar queda mais acentuada em Santa Catarina e Paraná.
No domingo (8), está prevista a chegada de uma nova massa de ar polar, com características mais fortes. “Deve avançar sobre o continente e trazer uma queda mais acentuada novamente”, informa a Climatempo, com impacto também no Sudeste, Centro-Oeste e em áreas do Norte.
Previsão detalhada por região
Apesar de cobrir uma área menor que a frente anterior, a nova onda de frio poderá ser mais duradoura em diversos locais, especialmente em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul.
“Muitos locais irão sentir frio por mais tempo do que a onda que encerrou no dia 3 de junho”, informa a Climatempo.
Um mapa meteorológico divulgado pela empresa aponta que todo o estado de São Paulo e partes de estados vizinhos poderão registrar queda de temperatura superior a 5 °C entre este fim de semana e o próximo.
“As áreas em azul-claro no mapa, desde Santa Catarina até o sul de Mato Grosso, terão alguns dias mais gelados e com mínimas e máximas ligeiramente mais baixas ao longo da próxima semana”, explicam os meteorologistas.
Possibilidade de friagem no Norte
A nova onda de frio também poderá provocar friagem em partes da Região Norte. A previsão indica temperaturas mais baixas no Acre e no sul de Rondônia, fenômeno relativamente comum em massas de ar polar mais amplas.
Sobre a possibilidade de neve nas áreas serranas de Santa Catarina, os especialistas apontam que as chances são menores nesta onda, em comparação à anterior.