ClickNews
  • HOME
  • GERAL
  • CIDADES
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • JUSTIÇA
  • BRASIL
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ARTIGOS
  • POLÍCIA
  • SAÚDE
Home
Cidades

Prefeitura de Goiânia premia docentes por avanços na alfabetização e desempenho escolar

João
27 de abril de 2026 às 17:01
Compartilhar:
Prefeitura de Goiânia premia docentes por avanços na alfabetização e desempenho escolar

Fotos: Alex Malheiros

Sandro Mabel destaca crescimento nos índices de aprendizado durante entrega do Prêmio Professor Excelência no Teatro Sesi

 

A valorização do magistério e o fortalecimento do ensino fundamental foram os pilares da solenidade de entrega do Prêmio Professor Excelência, realizada nesta segunda-feira (27/04), no Teatro Sesi. A iniciativa, fruto de uma cooperação entre a Prefeitura de Goiânia, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Grupo Piracanjuba, laureou 30 educadores que atuam em turmas de 5º ano. O reconhecimento teve como base técnica os resultados de proficiência e evolução dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, aferidos pelo Saego Alfa.

Foco na alfabetização e resultados imediatos

A premiação mobilizou uma base de 407 docentes da rede pública municipal, abrangendo a totalidade das turmas de 5º ano da capital. Durante o evento, o prefeito Sandro Mabel apresentou dados que reforçam a trajetória ascendente da educação local, pontuando que o índice de alfabetização na cidade saltou de 69% para 80,37% no intervalo de um ano.

“A educação nós não podemos dizer que é o futuro, ela é o presente. Nós temos que investir hoje. Um dia ou um ano que o aluno passa sem aprender direito, ele fica para trás. Saímos de 69% no índice de alfabetização e passamos para 80,37% neste ano. É um crescimento significativo. Precisamos de pessoas preparadas, e isso começa com uma boa educação”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.

Categorias e incentivos aos educadores

Os profissionais foram divididos em duas frentes de premiação: destaque em proficiência e destaque em crescimento de aprendizagem. Como incentivo ao mérito, os primeiros colocados foram contemplados com viagens com acompanhante, enquanto os demais premiados receberam dispositivos tecnológicos como smartphones e tablets.

Para a secretária municipal de Educação, Giselle Faria, o prêmio simboliza uma nova fase na gestão pedagógica de Goiânia.

“Essa premiação é resultado direto da aprendizagem dos nossos estudantes. Valorizar os professores é valorizar a educação. Quem está na escola percebe que a rede vive um momento diferente, com apoio direto à gestão, aos diretores e aos professores”, disse Giselle Faria.

Vozes do magistério e parceria privada

 

Entre os homenageados, o sentimento era de dever cumprido e renovação de propósitos. A professora Maria Eduarda Sales enfatizou o impacto emocional e profissional do título.

“Esse prêmio mostra que estou no caminho certo. A nossa trajetória é desafidora, mas esse reconhecimento traz ânimo, traz energia para continuar. É a certeza de que o trabalho com os alunos está fazendo diferença e de que a educação pode transformar vidas”, afirmou Maria Eduarda Sales.

Já a pedagoga Rosidelma Garcia Naves, veterana com quase três décadas de dedicação à rede, estendeu o mérito à comunidade escolar.

“Recebo esse prêmio em nome de toda a equipe, alunos, professores, coordenadores, direção e administrativos. É um reconhecimento a um trabalho construído ao longo de muitos anos na rede”, disse Rosidelma Garcia Naves.

O setor privado, representado pelo Grupo Piracanjuba, reforçou o compromisso com a formação de base. Segundo Marcelo Martins, gerente de Relações Institucionais da empresa, premiar o docente é intervir em um momento crucial do desenvolvimento humano.

“Estamos muito felizes com essa parceria com a Prefeitura de Goiânia. Acreditamos na educação como ferramenta de transformação. Premiar professores é reconhecer um momento decisivo na formação das crianças”, afirmou Marcelo Martins.

Os vereadores que participaram do evento também destacaram a importância da iniciativa. “Tudo isso acontece porque há uma gestão voltada à valorização da educação. Tenho visitado escolas e Cmeis e vejo que Goiânia está construindo um futuro diferente para essas crianças.”, afirmou Rose Cruvinel. O vereador Wellington Bessa também comentou os resultados da rede municipal. “Goiânia ocupa hoje o primeiro lugar no IDEB e está entre os maiores índices de alfabetização do país”, assinalou

Continue Lendo

Oficina de iniciação teatral leva aulas gratuitas a estudantes de 11 a 15 anos em Goiânia

Oficina de iniciação teatral leva aulas gratuitas a estudantes de 11 a 15 anos em Goiânia

Bailarinos goianos disputam final de festival de dança na Argentina neste final de semana

Bailarinos goianos disputam final de festival de dança na Argentina neste final de semana

Caminhão com carga de areia perde controle em subida e fica quase na vertical em Minas Gerais

Caminhão com carga de areia perde controle em subida e fica quase na vertical em Minas Gerais

Anterior
0

Desenrola 2.0 impõe trava ao FGTS e só libera recurso para quitação total de dívidas

Próxima
0

Projeto sugere Terapia do Riso para humanizar atendimentos na saúde pública

ClickNews

O portal de notícias mais completo de Goiás. Informação de qualidade com credibilidade, 24 horas por dia.

Navegue no Site

  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde

Institucional

  • Sobre Nós
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Privacidade
  • Termos de Uso

Fale Conosco

  • E-mailcontato@clicknews.net.br
  • Telefone(62) 3212-3434
© 2026 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.
TermosPrivacidade