ClickNews
  • HOME
  • GERAL
  • CIDADES
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • JUSTIÇA
  • BRASIL
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ARTIGOS
  • POLÍCIA
  • SAÚDE
Home
Cidades

Goiânia terá posto de registro de óbitos fora do expediente

João
17 de agosto de 2026 às 12:41
Compartilhar:
Goiânia terá posto de registro de óbitos fora do expediente

Fotos: Alex Malheiros

Central no Setor Aeroporto emitirá certidões gratuitamente durante noites, fins de semana e feriados

Atendimento começa nesta terça-feira

O prefeito Sandro Mabel inaugurou, nesta segunda-feira (17), um posto integrado dos cartórios de registro civil na Central de Óbitos de Goiânia, no Setor Aeroporto. O serviço começa a funcionar na terça-feira (18) e foi criado para facilitar a emissão de Certidões de Óbito em períodos em que os cartórios estão fechados 1062.

A unidade atenderá das 17h às 8h nos dias úteis, além de funcionar durante fins de semana e feriados. A emissão da certidão será gratuita para as famílias.

“Em um momento de perda, a família precisa encontrar acolhimento, agilidade e, principalmente, respeito. Por isso, junto ao Tribunal de Justiça de Goiás, construímos essa solução que facilitará para as famílias, por dispensar deslocamentos e esperas. A instalação dos cartórios na Central de Óbitos é mais uma ação da nossa gestão para oferecer um serviço público mais eficiente, próximo e humanizado”, afirmou Mabel.

Como funcionará

Ao chegar à Central de Óbitos, o responsável deverá apresentar a Declaração de Óbito e informar qual empresa funerária realizará os procedimentos necessários. Em seguida, será orientado sobre o cartório responsável pela emissão do documento.

Durante o horário normal de funcionamento, o registro continuará sendo feito diretamente no cartório competente. Fora desse período, o atendimento será concentrado no posto do Setor Aeroporto, evitando que os familiares procurem unidades de plantão em diferentes endereços 1063.

“Durante o expediente cartorário, a família que precisar da emissão da certidão de óbito deverá se dirigir ao cartório responsável. Já após o expediente cartorário, à noite, nos finais de semana e feriados, esse atendimento será realizado diretamente na Central de Óbitos. Dessa forma, a família não precisará se deslocar até o cartório de plantão nem aguardar o próximo dia útil para obter a certidão, garantindo mais agilidade, acolhimento e um atendimento mais humanizado em um momento de profunda sensibilidade”, explica o secretário de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp), José Neto.

Plantão será centralizado

A iniciativa foi articulada pela Prefeitura de Goiânia com a Corregedoria do Foro Extrajudicial e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A proposta é padronizar o plantão do Registro Civil das Pessoas Naturais e manter o serviço em um único endereço, com funcionamento contínuo nos períodos de maior demanda 1063.

Nos dias úteis, o plantão começa às 17h01 e termina às 7h59 do dia seguinte. Aos fins de semana, o atendimento começa na sexta-feira à noite e segue até a manhã de segunda-feira. Em feriados, a unidade funciona desde a véspera até o primeiro dia útil seguinte.

Medida tem caráter social

O corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda, afirmou que a mudança busca reduzir dificuldades para famílias que enfrentam a perda de um parente. “Mais do que reorganizar o funcionamento do plantão, esta é uma medida de caráter essencialmente social e humano. O registro de óbito ocorre em um dos momentos mais delicados enfrentados por uma família, quando não é razoável impor deslocamentos, incertezas ou dificuldades para localizar o serviço responsável pelo atendimento. Ao concentrarmos o plantão em um local único, de funcionamento contínuo e estruturado, buscamos assegurar acolhimento, dignidade e segurança às famílias, permitindo que tenham acesso ao serviço público de forma simples e imediata justamente quando mais precisam”, afirmou.

Autoridades participaram da inauguração

A solenidade reuniu o 1º vice-presidente do TJGO, desembargador Fabiano Abel de Aragão, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Talita Hayasaki, e da Defensoria Pública, Thiago Gregório.

A centralização do serviço pretende diminuir deslocamentos, evitar espera até o próximo dia útil e oferecer atendimento mais rápido em um momento de vulnerabilidade emocional. O novo posto também amplia a integração entre os serviços municipais, cartorários e judiciais.

Continue Lendo

Netinho deixa filha médica de 28 anos; saiba quem é Bruna Trindade e o que se sabe sobre a herança

Netinho deixa filha médica de 28 anos; saiba quem é Bruna Trindade e o que se sabe sobre a herança

Incêndios no Amazonas: ministro aponta ação humana intencional em áreas preservadas

Incêndios no Amazonas: ministro aponta ação humana intencional em áreas preservadas

Ataque de formiga durante pescaria resulta na morte de homem de 68 anos no Oeste goiano

Ataque de formiga durante pescaria resulta na morte de homem de 68 anos no Oeste goiano

Anterior
0

Anvisa autoriza primeira caneta genérica de semaglutida

Próxima
0

Senador Canedo promove segunda edição do evento musical Cristo in Concert ao pôr do sol

Publicidade[ BANNER VERTICAL ]
(300x600)
ClickNews

O portal de notícias mais completo de Goiás. Informação de qualidade com credibilidade, 24 horas por dia.

Navegue no Site

  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde

Institucional

  • Sobre Nós
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Privacidade
  • Termos de Uso

Fale Conosco

  • E-mailcontato@clicknews.net.br
  • Telefone(62) 3212-3434
© 2026 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.
TermosPrivacidade