ClickNews
  • HOME
  • GERAL
  • CIDADES
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • JUSTIÇA
  • BRASIL
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ARTIGOS
  • POLÍCIA
  • SAÚDE
Home
Brasil

Agosto termina com extremos climáticos

João
31 de agosto de 2026 às 10:17
Compartilhar:
Agosto termina com extremos climáticos

© Paulo Pinto/Agência Brasil

Calor intenso no Centro-Oeste e temporais no Sul

Alertas do Inmet

O último dia de agosto apresenta contrastes marcantes no Brasil. Enquanto capitais como Cuiabá e Porto Velho enfrentam temperaturas de até 41°C, a Região Sul registra temporais e forte variação térmica, com Curitiba podendo alcançar 35°C e Porto Alegre limitada a 19°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois avisos nesta segunda-feira (31). O primeiro, em nível amarelo, indica perigo potencial devido à baixa umidade em 11 estados (BA, DF, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PE, PI e SP), com índices entre 30% e 20%. O segundo, de nível laranja, abrange dez estados (BA, DF, GO, MT, MS, MG, PA, RO, SP e TO), onde a umidade pode variar de 20% a 12%.

Riscos à saúde e ao meio ambiente

Segundo o Ministério da Saúde, o ar seco “facilita crises de asma, alergia, além de infecções virais e bacterianas”. Além disso, a combinação de altas temperaturas e baixa umidade intensifica queimadas e incêndios florestais. As recomendações incluem hidratação constante, evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h, procurar atendimento médico em caso de problemas respiratórios, evitar banhos quentes e utilizar hidratantes quando necessário.

A Defesa Civil pode decretar diferentes níveis de alerta conforme os índices de umidade: atenção (21% a 30%), alerta (12% a 20%) e emergência (abaixo de 12%).

Região Sul

A instabilidade predomina, com chuvas e trovoadas desde o centro-sul do Paraná até o Rio Grande do Sul. O céu permanece encoberto em Santa Catarina e no centro-norte gaúcho, incluindo Porto Alegre. O Inmet mantém aviso laranja para tempestades em Santa Catarina, norte e oeste do Rio Grande do Sul e no leste e centro do Paraná. Curitiba pode atingir 35°C, enquanto Porto Alegre não ultrapassa 19°C.

Região Norte

Há aumento da instabilidade, com pancadas de chuva e trovoadas no oeste e norte do Amazonas. Chuvas isoladas ocorrem no Acre, em áreas do Amazonas, Rondônia e Roraima. Já Tocantins e centro-sul do Pará registram sol e poucas nuvens. As máximas chegam a 37°C em Manaus, 39°C em Palmas e 41°C em Porto Velho. A mínima prevista é de 22°C em Rio Branco.

Região Nordeste

Pancadas de chuva isoladas atingem o litoral leste, do norte da Bahia até o Rio Grande do Norte, incluindo Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. O centro-norte do Ceará, norte do Piauí e Maranhão, além do litoral sul da Bahia, apresentam muitas nuvens sem precipitação. O interior nordestino registra temperaturas elevadas, com máxima de 39°C em Teresina e mínima de 21°C em Salvador e Maceió.

Região Centro-Oeste

Chuvas se espalham por Mato Grosso do Sul, exceto no nordeste do estado. Muitas nuvens predominam no noroeste, oeste e sul de Mato Grosso e no sul de Goiás. Nas demais áreas, o tempo seco favorece a elevação das temperaturas, com máxima de 41°C em Cuiabá.

Região Sudeste

O sul e oeste de Minas Gerais e São Paulo registram muitas nuvens, com possibilidade de chuvas isoladas. Nas demais áreas, o céu permanece com poucas nuvens. O calor segue intenso em São Paulo, onde a máxima pode atingir 36°C. (Fonte: Agência Brasil)

Continue Lendo

Pedreiro viaja do Maranhão a Belo Horizonte atrás de pretendente e descobre que ela é fruto de IA

Pedreiro viaja do Maranhão a Belo Horizonte atrás de pretendente e descobre que ela é fruto de IA

Netinho deixa filha médica de 28 anos; saiba quem é Bruna Trindade e o que se sabe sobre a herança

Netinho deixa filha médica de 28 anos; saiba quem é Bruna Trindade e o que se sabe sobre a herança

Incêndios no Amazonas: ministro aponta ação humana intencional em áreas preservadas

Incêndios no Amazonas: ministro aponta ação humana intencional em áreas preservadas

Anterior
0

Atenção Primária de Goiânia supera 6,2 milhões de atendimentos em um ano

Próxima
0

Farmácias em alerta: onda de assaltos a canetas emagrecedoras deixa rastro de violência e trauma psicológico

Publicidade[ BANNER VERTICAL ]
(300x600)
ClickNews

O portal de notícias mais completo de Goiás. Informação de qualidade com credibilidade, 24 horas por dia.

Navegue no Site

  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde

Institucional

  • Sobre Nós
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Privacidade
  • Termos de Uso

Fale Conosco

  • E-mailcontato@clicknews.net.br
  • Telefone(62) 3212-3434
© 2026 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.
TermosPrivacidade