Resultados foram divulgados pelo MEC e pelo Inep nesta sexta-feira e permitem acesso a programas como Sisu, Prouni e Fies
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem ser consultadas na Página do Participante, no portal oficial do Inep. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
De acordo com o balanço da edição, o exame contou com 4,8 milhões de inscritos, dos quais 72% compareceram aos dois dias de prova, índice considerado estável em relação aos últimos anos.
Consulta às notas individuais
Na Página do Participante, os candidatos têm acesso à pontuação detalhada das quatro áreas de conhecimento, além da nota da redação, que varia de zero a mil pontos.
Para os chamados treineiros — estudantes que ainda não concluíram o ensino médio em 2025 —, o boletim individual será disponibilizado em até 60 dias após a divulgação oficial dos resultados.
Acesso ao ensino superior
Com as notas do Enem 2025, os participantes poderão disputar vagas em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ocorrem de 19 a 23 de janeiro.
Também será possível concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), entre 26 e 29 de janeiro, além de utilizar a pontuação para solicitar financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Regras para matrícula no Sisu
A inscrição no Sisu não exige o envio prévio de documentos. No entanto, os candidatos selecionados devem ficar atentos aos prazos e às exigências de cada instituição, apresentando a documentação solicitada no momento da matrícula.
Certificação do ensino médio
Os participantes que pretendem utilizar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio devem observar os prazos definidos pelo Inep e realizar a solicitação por meio do portal oficial do instituto.
Para ter direito à certificação, é necessário ter indicado essa opção no momento da inscrição, alcançar pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e obter, no mínimo, 500 pontos na redação.


