Candidatos já podem conferir as notas das provas objetivas e da redação
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou na manhã desta segunda-feira (13) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A partir de agora, os participantes podem consultar as notas das provas objetivas e da redação, que já estão acessíveis na página do participante mediante login e senha.
Com o desempenho em mãos, os candidatos poderão disputar vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), buscar bolsas integrais ou parciais pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e até solicitar financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursos em faculdades particulares.
Inscrições do Sisu 2025 começam esta semana
O processo de inscrição no Sisu 2025 terá início na próxima sexta-feira (17) e seguirá até o dia 21 de janeiro. Durante esse período, os participantes podem utilizar a nota do Enem para selecionar até duas opções de curso e concorrer às vagas disponíveis em universidades públicas de todo o país.
Detalhes sobre o Enem 2024
O Enem 2024 foi realizado nos dias 3 e 10 de novembro, abrangendo dois domingos consecutivos. No primeiro dia, os candidatos enfrentaram 45 questões de linguagens, incluindo 40 de português e 5 de língua estrangeira, além de 45 questões de ciências humanas e a redação.
O tema da redação desta edição foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Os textos foram avaliados com base em cinco competências, cada uma valendo 200 pontos: domínio da língua portuguesa, compreensão e desenvolvimento do tema, aplicação de conceitos, organização textual e apresentação de uma proposta de intervenção.
De acordo com dados oficiais, o exame deste ano registrou 4,32 milhões de inscrições, representando um aumento de 9,95% em relação à edição anterior.
Cronograma do Sisu 2025
- Inscrições: 17 a 21 de janeiro
- Resultados da 1ª chamada: 26 de janeiro
- Matrículas: 27 a 31 de janeiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
Os participantes interessados devem estar atentos aos prazos e utilizar sua pontuação do Enem para ampliar suas oportunidades de acesso ao ensino superior no Brasil.