“O Mutirão tem essa força de movimentar a região e levar uma série de serviços e melhorias à população. E, depois de uma semana, retornamos para conferir os trabalhos”, afirmou Mabel.
O evento teve início na Praça 3 Amores, no Residencial Itaipu/Condomínio das Esmeraldas, enquanto os atendimentos são realizados até as 17h na Escola Municipal Residencial Itaipu.
O prefeito Sandro Mabel lançou, na manhã deste sábado (8/2), a 8ª edição do Mutirão dos 100 Dias, iniciativa que oferece diversos serviços à população da Região Sudoeste.
Em entrevista, Mabel destacou os impactos positivos do programa e afirmou que, até meados de maio, todas as regiões da cidade serão contempladas. “O Mutirão tem essa força de movimentar a região e levar uma série de serviços e melhorias à população. E, depois de uma semana, retornamos para conferir os trabalhos”, afirmou Mabel. A ação inclui serviços nas áreas de saúde, infraestrutura, meio ambiente, trânsito, educação e assistência social.
“Estávamos muito preocupados com a cidade cheia de sujeira, muito capim e até sofás abandonados. Até a semana passada, os buracos estavam ganhando da gente, mas agora estamos empatando e, na próxima semana, vamos superar esse desafio com mais recursos e mais equipes”, afirmou Mabel. Ele também anunciou a criação de 140 novas vagas na educação infantil para a região atendida pelo mutirão.
Participação e apoio
A ação contou com forte presença de vereadores, reforçando a parceria entre Executivo e Legislativo na transformação da cidade. Participaram do evento os vereadores Anselmo Pereira, Juarez Lopes, Welton Lemos, Bessa, Paulo Magalhães, Rose Cruvinel, Willian do Armazém, Dr. Gustavo e Markim Goyá.
A moradora do Jardim Itaipu, Priscila Vieira, procurou o Mutirão dos 100 Dias para obter informações sobre a atualização do CadÚnico. Para ela, a iniciativa facilita o acesso da população a serviços essenciais. “O atendimento aqui é mais fácil, mais perto da gente”, comentou.
A vice-prefeita, coronel Cláudia, incentivou a população a participar ativamente dos mutirões. “É uma alegria trazer tantos serviços e fazer a diferença na limpeza”, afirmou. Já a secretária de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Erizania Freitas, destacou que a atual gestão tem “olhar diferenciado para as pessoas em situação de vulnerabilidade social”.
Serviços
A Prefeitura de Goiânia disponibiliza uma ampla gama de serviços em seu mutirão, incluindo Telematrícula, Bolsa Família, atendimentos do Sine Móvel, vacinação, testagem, consultas médicas e assistência psicológica, jurídica e social. Os cidadãos também podem realizar cadastros no Cadastro Único (CadÚnico), emitir a Carteira do Autista e a Carteira do Idoso, além de obter o passaporte intermunicipal para Pessoas com Deficiência (PCD).
Outras atividades oferecidas incluem distribuição de mudas, ações esportivas e recreativas, vacinação antirrábica para cães e gatos e um tour virtual pela cidade.
Na área de manutenção urbana, cerca de 18 bairros recebem serviços como varrição mecanizada, retirada de entulho, limpeza e manutenção de bueiros e redes de drenagem, tapa-buracos, troca de lâmpadas e ajustes em vias públicas. A programação também inclui limpeza de nascentes e lotes vagos, além de ações para combater a poluição visual e o descarte irregular de resíduos.
Diversos órgãos municipais participam dos mutirões, entre eles a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, a Agência Municipal do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Comunicação, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia, a Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), o Procon Municipal, por meio da Procuradoria Geral do Município, e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.