A popular sobremesa, que viralizou nas redes, tem levado a fraturas e danos odontológicos devido à sua casca de açúcar cristalizada. Especialistas recomendam cautela, especialmente para crianças e pessoas com próteses ou aparelhos.
A sobremesa conhecida como morango do amor conquistou a internet, mas a onda de vídeos de pessoas quebrando dentes ao consumi-la acendeu um alerta entre especialistas. A casca de açúcar cristalizada, que envolve o morango com brigadeiro, é extremamente rígida e pode causar fraturas, trincas ou até mesmo deslocar restaurações.
O cirurgião-dentista e professor de odontologia Christiano Petra, da faculdade Ária, destacou que “doces pegajosos e duros como o morango ou maçã do amor exigem atenção redobrada, especialmente entre crianças e adolescentes, que muitas vezes ainda não desenvolveram uma rotina completa de higiene bucal ou possuem dentes mais frágeis”. Para evitar incidentes, o profissional recomenda cortar o doce com uma faca, em vez de mordê-lo diretamente.
Riscos de cáries e cuidados essenciais
Além do risco de fraturas, o especialista alerta para os perigos do consumo excessivo de açúcar, que aumenta a probabilidade de desmineralização do esmalte dentário, o estágio inicial da cárie. Ele reforça que “doces pegajosos grudam nos dentes, principalmente nos dentes posteriores e prolongam o tempo de exposição ao açúcar, o que favorece o desenvolvimento de cáries”.
A prevenção contra a cárie não tem segredo: escovação e uso de fio dental são fundamentais, especialmente logo após o consumo da sobremesa. Petra também ressalta a importância do acompanhamento odontológico regular e de exames periódicos para a detecção precoce de qualquer dano.
Dispositivos bucais e outros cuidados
O alerta se estende também para quem utiliza aparelhos ou próteses dentárias. Vídeos na internet mostram pessoas tendo seus dispositivos arrancados devido à força da crosta de caramelo. Nesses casos, a recomendação dos especialistas é evitar completamente o consumo desse tipo de alimento. )Fonte: Correio Braziliense)