Ex-primeira-dama afirma estar pronta para “defender valores conservadores” e comenta condenação de Jair Bolsonaro
Michelle Bolsonaro critica julgamento do ex-presidente
Em entrevista ao The Daily Telegraph, publicada na quarta-feira (24/9), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que pretende “se levantar como uma leoa para defender nossos valores conservadores”. A declaração surge em meio à repercussão da condenação de seu marido, Jair Bolsonaro, por acusações relacionadas a uma tentativa de golpe de Estado.
Michelle Bolsonaro qualificou o julgamento como uma “farsa” e afirmou que as acusações contra o ex-presidente e outras pessoas inocentes foram “fabricadas” para encobrir “violações sérias que acontecem no Brasil”. O ex-presidente foi condenado neste mês a 27 anos de prisão.
Disposição para disputar eleição presidencial
Segundo o jornal britânico, a ex-primeira-dama se colocou como possível sucessora de Jair Bolsonaro, sinalizando que poderia concorrer à eleição presidencial de 2026 caso seja “a vontade de Deus”. Embora tenha enfatizado que sua prioridade atual é cuidar do marido, Michelle não descartou publicamente a possibilidade de se candidatar, demonstrando alinhamento com setores da direita e do público evangélico.
“Minha total atenção está voltada para cuidar de minhas filhas e meu marido neste momento delicado, para que esta perseguição e humilhação que estão sendo infligidas a nós, brasileiros conservadores, não destrua minha família ou as famílias de tantos outros injustamente alvos desta perseguição covarde”, declarou.

Relação com Donald Trump e diplomacia internacional
O The Daily Telegraph também abordou a relação entre Bolsonaro e Donald Trump. A reportagem destaca que Trump tentou, sem sucesso, pressionar o Supremo Tribunal Federal a abandonar o julgamento do ex-presidente brasileiro, usando tarifas de 50% sobre exportações como instrumento de pressão. Ainda assim, o ex-presidente norte-americano adotou um tom mais conciliatório durante a Assembleia Geral da ONU, elogiando a “excelente química” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Figura política divisiva no Brasil
O jornal britânico ressalta que, mesmo fora da Presidência, Jair Bolsonaro continua sendo uma figura política divisiva no país. Muitos cristãos evangélicos e conservadores estão voltando suas expectativas para Michelle Bolsonaro, descrita como uma defensora renascida da direita religiosa, sinalizando a possibilidade de consolidar seu papel na política nacional.