O Metapneumovírus humano (hMPV) é um vírus respiratório cada vez mais identificado como uma das causas do aumento de infecções respiratórias na China.
Com sintomas semelhantes aos de outras infecções virais, como gripe e resfriado comum, o hMPV tem preocupado as autoridades de saúde, principalmente com a crescente taxa de casos registrados, o que traz à tona questões sobre a transmissão e o impacto na saúde pública.
O hMPV foi identificado pela primeira vez no final dos anos 2000, mas sua prevalência aumentou recentemente, especialmente em populações vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades. O vírus afeta principalmente as vias respiratórias superiores e inferiores, podendo provocar sintomas como tosse, febre, falta de ar e até pneumonia, dependendo da gravidade da infecção.
GETTY IMAGES
Especialistas alertam para a necessidade de vigilância contínua, já que, apesar de não ser tão amplamente discutido quanto outros vírus respiratórios, o Metapneumovírus tem potencial para causar surtos sazonais, com impactos consideráveis no sistema de saúde. A situação na China tem acendido um alerta global, com estudos em andamento para compreender melhor a dinâmica de disseminação do vírus e suas implicações.