Fenômeno raro de bioluminescência é registrado na Praia de Itamambuca
Na noite de sexta-feira (7), um espetáculo natural raro encantou banhistas na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). Ondas com um brilho azul fluorescente foram registradas pelo criador de conteúdo Léo Dantas, que compartilhou o momento em seu perfil no Instagram.
Nas imagens, é possível observar o mar reluzindo com tons azulados. “Ubatuba só quem sabe viver isso daqui sabe do que estou falando, é um lugar especial demais no mundo. Pode acontecer em várias praias, mas pra mim foi inédito ver no Itamambuca com essa intensidade”, escreveu Léo ao publicar o vídeo.
O fenômeno, conhecido como bioluminescência, ocorre devido a uma reação química promovida por organismos vivos que emitem luz. Os microrganismos responsáveis por essa luminescência são chamados Noctiluca scintillans e fazem parte do plâncton marinho. Embora raro, o evento pode ser observado em diversas regiões do litoral brasileiro.
Apesar da beleza do fenômeno, a Praia de Itamambuca está parcialmente imprópria para banho. Segundo boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado em 4 de março, a recomendação é válida até 13 de março.
Os microrganismos que causam a bioluminescência não representam riscos diretos à saúde humana. No entanto, especialistas alertam que é importante evitar o contato com áreas onde esse fenômeno ocorre, pois outras espécies potencialmente nocivas podem estar presentes na água.