“Estou muito confiante de que a população vai se engajar, como vem fazendo no dia a dia, para que nós possamos resolver esse problema e manter a cidade limpa. A prefeitura está fazendo sua parte”, afirmou Mabel, destacando que a administração já promoveu 35 mutirões de limpeza e ampliou os pontos de coleta de resíduos.
Iniciativa liderada pelo prefeito Sandro Mabel amplia pontos de coleta e reforça ações de conscientização nas escolas e bairros, buscando o engajamento da população na preservação da cidade.
A Prefeitura de Goiânia deu início, neste sábado (26), a uma nova campanha de conscientização voltada para o descarte correto de lixo e entulhos. O lançamento foi conduzido pelo prefeito Sandro Mabel, na Praça Walter Santos, no Setor Coimbra, onde uma lixeira com cinco metros de altura foi instalada como símbolo do compromisso coletivo em manter a cidade limpa.
“Estou muito confiante de que a população vai se engajar, como vem fazendo no dia a dia, para que nós possamos resolver esse problema e manter a cidade limpa. A prefeitura está fazendo sua parte”, afirmou Mabel, destacando que a administração já promoveu 35 mutirões de limpeza e ampliou os pontos de coleta de resíduos.
Entre as ações previstas, a campanha prevê intensificar a conscientização em escolas da rede municipal, reforçando a educação ambiental desde a infância. “Faremos uma campanha também na mídia, para que possamos conscientizar o goianiense, que já foi muito educado com relação ao lixo. Mas o descaso que houve com a limpeza nos últimos anos fez com que as pessoas parassem de se importar com isso, mas precisam se importar”, afirmou o prefeito. “Essa campanha visa exatamente que cada um de vocês possa nos ajudar.”
Mabel também chamou atenção para o alto custo da limpeza urbana, ressaltando que a destinação inadequada de resíduos consome recursos que poderiam ser aplicados em áreas como saúde e educação. “Nós não podemos espalhar o lixo pela cidade. E se nós fizermos isso, vamos continuar gastando dinheiro que podemos utilizar em outras obras, em educação, na saúde, para ficar limpando a cidade”, alertou, lembrando que a prefeitura ampliou os locais de descarte, com a abertura de oito novos pontos de coleta de entulhos, que se juntam aos cinco ecopontos que já existiam.
“É um trabalho de conscientização. E ela vai acontecer, eu tenho muita fé nesse sentido”, alertou o prefeito. A prefeitura expandiu a rede de descarte com oito novos pontos de coleta de entulhos, somando agora 13 locais, incluindo os cinco ecopontos já existentes.
A presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, reforçou o caráter educativo da campanha. “Essa campanha visa trazer educação às pessoas no sentido desse trato com o lixo. A prefeitura tem feito o seu papel e precisamos muito que as pessoas se engajem nessa campanha no sentido como o prefeito vem colocando, de jogar o lixo no lixo”, afirmou. A ação integra esforços de diferentes órgãos municipais, como a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e o Consórcio Limpa Gyn.
Espaços públicos e responsabilidade compartilhada
Com o slogan “A cidade é sua casa. Cuide bem dela”, a campanha busca reforçar a ideia de que os espaços públicos devem ser tratados com o mesmo zelo dedicado ao ambiente doméstico. Para isso, a prefeitura instalou lixeiras de grandes dimensões em pontos estratégicos da capital, além de divulgar faixas, outdoors, painéis de LED e veicular mensagens em rádios e redes sociais.
Desde o início da atual gestão, Goiânia já sediou 35 mutirões de limpeza, incluindo o realizado neste sábado. A ampliação dos ecopontos e o trabalho cotidiano da Comurg complementam o esforço. A companhia é responsável por mais de 33 milhões de metros quadrados de roçagem, 35 milhões de quilômetros de vias varridas, além da limpeza de 106 mil metros quadrados de nascentes e córregos e a manutenção de mais de 235 mil metros quadrados de praças.
A campanha também reforça a responsabilidade compartilhada entre poder público e cidadãos. “Tratar a cidade com respeito é um gesto de cuidado com o próximo e com o meio ambiente”, pontuou Mabel.
Além da conscientização, a prefeitura oferece serviços que facilitam o descarte correto, como a coleta seletiva e o Cata-Treco, disponível pelo telefone/WhatsApp (62) 3093-9223 e no site consorciolimpagyn.com.br, para a retirada de grandes volumes de lixo.