“Minha mãe cumpriu todo o meu calendário vacinal, e eu fiz o mesmo com meus filhos e netos. A vacina é fundamental. Hoje temos imunizantes para diversas doenças e a baixa cobertura vacinal é preocupante. Quando temos apenas 55% da população vacinada contra influenza, isso se torna um problema grave. É um apelo para todas as mães, pais e avós: levem seus filhos, netos e familiares para se imunizar”, disse o prefeito Sandro Mabel.
Com o recebimento da primeira remessa de imunizantes — 43,2 mil doses —, o município inicia a imunização dos grupos prioritários em 14 salas de vacinação distribuídas pela capital.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (MDB), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), lançaram nesta terça-feira (1º) a campanha de vacinação contra a Influenza, durante evento realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Riviera.
Durante o lançamento da campanha, Mabel classificou a vacinação como um ato de cuidado coletivo.“Minha mãe cumpriu todo o meu calendário vacinal, e eu fiz o mesmo com meus filhos e netos. A vacina é fundamental. Hoje temos imunizantes para diversas doenças e a baixa cobertura vacinal é preocupante. Quando temos apenas 55% da população vacinada contra influenza, isso se torna um problema grave. É um apelo para todas as mães, pais e avós: levem seus filhos, netos e familiares para se imunizar”, afirmou o prefeito.
Neste ano, a vacina contra a Influenza passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais. A partir de agora, esses grupos poderão ser vacinados de forma contínua ao longo do ano, e não apenas em campanhas sazonais.
A lista de grupos elegíveis para receber o imunizante também inclui puérperas, povos indígenas, profissionais da saúde, educação e dos correios, pessoas com comorbidades, indivíduos com deficiência permanente, integrantes das forças de segurança e das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.
A vacina trivalente utilizada em 2025 protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Ela pode ser administrada de forma simultânea a outras vacinas previstas no calendário do Ministério da Saúde. A meta da campanha é vacinar, no mínimo, 90% do público-alvo.
Estrutura e apelo à conscientização
Para dar suporte à campanha, a prefeitura disponibilizou 14 salas de vacinação, equipadas com doses, seringas e os demais insumos necessários. O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. “Cada vacina aplicada representa um investimento muito menor do que o custo de tratar uma doença”, destacou Mabel.
O governador Ronaldo Caiado também pediu o engajamento da população na campanha. “Precisamos aumentar a responsabilidade e o interesse das pessoas em se protegerem. A vacinação não pode ser uma responsabilidade exclusiva do Estado e do município, cada cidadão deve se conscientizar sobre a importância de se imunizar”, disse.
Caiado lembrou que, em 2024, a cobertura vacinal contra a Influenza ficou em 55% do público-alvo. “A falta de vacinação resulta em ocupação de leitos hospitalares e aumento da demanda por UTIs, comprometendo o atendimento a vítimas de acidentes e outras emergências. A sociedade precisa se conscientizar. A melhor forma de tratar uma doença é preveni-la, e a vacina é a maneira mais eficiente para isso”, completou o governador.
Unidades de referência para vacinação contra Influenza em Goiânia:
Distrito Norte
- CIAMS Urias Magalhães (funcionamento também aos fins de semana e feriados)*
- CSF Jardim Guanabara I
Distrito Noroeste
- USF Alto do Vale
- USF São Carlos
Distrito Sul
- CMV (funcionamento também aos fins de semana e feriados)
- UPA Jardim América (funcionamento também aos fins de semana e feriados)
Distrito Leste
- UPA Chácara do Governador
- UPA Novo Mundo
Distrito Oeste
- USF Vera Cruz II
- Cais Bairro Goiá
Distrito Campinas-Centro
- CSF Leste Universitário
- CS Crimeia Leste
Distrito Sudoeste
- Ciams Novo Horizonte (segunda a sexta)
- CS Vila Boa