Prefeitos e lideranças discutem caminhos para elevar a qualidade do ensino no país
“Nós entendemos que a educação é uma prioridade e esse evento, do Todos pela Educação, estimula e traz novas metas. Ele traz uma visão melhor, mais ampliada e com mais experiências. Eu tenho participado, junto com a nossa secretária de municipal de educação, Giselle Faria, para tornar a educação de Goiânia cada vez mais com mais prioridade”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
Evento reúne gestores das maiores cidades brasileiras
O prefeito Sandro Mabel apresentou, nesta quinta-feira (11/12), as iniciativas tecnológicas implementadas na rede municipal de ensino de Goiânia durante o encontro “Educação como Prioridade”, promovido pelo movimento Todos Pela Educação, em Brasília. O evento reuniu prefeitos de grandes capitais e lideranças políticas para debater desafios estruturais e estratégias para aprimorar a educação pública no Brasil.
Debates e troca de experiências entre gestores
A programação incluiu mesas de discussão e apresentação de práticas que vêm impulsionando melhorias em redes municipais de ensino. Prefeitos e autoridades compartilharam resultados e estratégias adotadas em suas gestões, com foco no fortalecimento de políticas educacionais e na articulação entre diferentes esferas governamentais.
Avanços no IDEB e ações estruturantes
Durante sua participação, Mabel destacou que Goiânia registrou avanços relevantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), impulsionados pelo fortalecimento das unidades escolares. Segundo ele, a transformação da rede municipal se concretiza por meio de ações como:
- ampliação da oferta de educação infantil em áreas mais vulneráveis
- reforço da alfabetização com acompanhamento individualizado
- redução do número de estudantes em nível insuficiente
- expansão da educação em tempo integral
- priorização da conectividade e da tecnologia em regiões com maior desigualdade
- reestruturação da Educação Especial, com salas de recursos, planos individualizados e equipes especializadas
Tecnologia como instrumento de democratização
Mabel ressaltou que a gestão tem buscado consolidar uma marca de inovação, levando tecnologia primeiro às regiões onde antes havia maior escassez de recursos. Laboratórios Maker, lousas digitais, tablets, ferramentas de inteligência artificial e Wi-Fi Educacional, segundo o prefeito, representam instrumentos de democratização do acesso ao conhecimento.
Ele reforçou ainda que os professores estão sendo capacitados para atuar na cultura digital, garantindo que as escolas estejam preparadas para responder às demandas contemporâneas e às exigências futuras da educação.




