“Foram 44 mutirões. Andamos por toda Goiânia, retiramos toneladas de lixo, cortamos muita grama, trocamos iluminação. A cidade era um paciente na UTI, agora já está quase tendo alta”, declarou o prefeito Sandro Mabel.
Prefeito afirma que a 44ª edição do programa marca transição para modelo contínuo de manutenção
O prefeito Sandro Mabel anunciou, neste sábado (17), a conclusão do atual modelo do Mutirão da Prefeitura de Goiânia, durante a realização da 44ª edição do programa, na região central da capital. A iniciativa, que levou serviços públicos e atendimentos gratuitos à população dos setores Norte Ferroviário, Centro e Aeroporto, marcará o início de um novo formato de política de zeladoria urbana no município.
“Foram 44 mutirões. Andamos por toda Goiânia, retiramos toneladas de lixo, cortamos muita grama, trocamos iluminação. A cidade era um paciente na UTI, agora já está quase tendo alta”, declarou Mabel, durante o evento, acompanhado de vereadores e servidores públicos.
Durante o evento, o prefeito aproveitou para reforçar a importância da vacinação contra a gripe. Segundo ele, a baixa adesão preocupa. “Essa gripe está forte. Estamos com dezenas de salas funcionando, inclusive aos fins de semana. Temos estrutura, mas precisamos da colaboração de todos”, alertou.
A nova fase do programa será marcada por uma dinâmica mais regionalizada e permanente, com ações periódicas de limpeza urbana, como roçagem a cada 30 dias e varrição contínua. A proposta prevê ainda intervenções pontuais conforme as demandas de cada localidade. “A cidade não pode parar. Vamos continuar com o trabalho, agora de forma mais integrada e constante, com o apoio dos nossos vereadores e do funcionalismo público”, completou.
Serviços oferecidos
A edição deste sábado concentrou uma variedade de serviços à população, como vacinação, testagem para Covid-19, consultas médicas e oftalmológicas, aferição de pressão arterial e orientações sobre doenças infecciosas. Também foram realizados atendimentos sociais, com inclusão no Cadastro Único, acesso ao Bolsa Família, emissão de carteiras do Autista e do Idoso e inscrições em cursos de qualificação profissional.
A programação incluiu ainda atendimentos veterinários para cães e gatos, além da distribuição de mudas nativas do Cerrado com orientação técnica. A população também teve acesso a serviços de regularização urbana, licenciamento e recebimento de denúncias ambientais.
A vice-prefeita, Coronel Cláudia, destacou o trabalho integrado das equipes da administração municipal. “Símbolo do espírito de união e responsabilidade que está se formando. O prefeito tem buscado, diariamente, a integração entre todas as secretarias, com trabalho compartilhado, impactando todas as áreas da cidade. Este encerra uma etapa, mas os mutirões não vão parar. Goiânia tem pressa.”
Apoio político
Durante a ação, parlamentares da Câmara Municipal manifestaram apoio ao prefeito. “Goiânia foi premiada com um prefeito 360 graus. Ele conhece cada bairro”, afirmou a vereadora Rose Cruvinel. O vereador Anselmo Pereira também destacou a parceria institucional: “Goiânia foi premiada com um prefeito 360 graus. Ele conhece cada bairro”, afirmou. O vereador Anselmo Pereira ressaltou o trabalho coletivo. “O senhor conta com o apoio da Câmara Municipal nesta jornada”,
O vereador Dr. Gustavo elogiou o envolvimento da gestão: “Esse trabalho não é só do prefeito, é de toda a sua equipe”. Markim Goyá, por sua vez, enalteceu o comprometimento dos secretários: “Tenho mais de 30 anos de vida pública e nunca vi um secretário atender ligação às duas da manhã como esse da Saúde”.
Léia Klebia descreveu Mabel como um gestor incansável: “tem sido um prefeito trabalhador, incansável, madrugador”. Já Bruno Diniz homenageou os servidores que atuaram diretamente na ação, inclusive durante a Pecuária: “É esse espírito de entrega que move Goiânia”.