Presidente se reuniu com universitários em Goiânia e determinou apoio médico e logístico após tragédia que deixou cinco mortos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (17), de um encontro reservado com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que sobreviveram ao grave acidente ocorrido na BR-153, em Porangatu, norte de Goiás. Os universitários estavam a caminho do 60º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado em Goiânia.
Apoio federal às vítimas
Durante a reunião, realizada pouco antes da cerimônia oficial de abertura do congresso, Lula determinou o envio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir assistência médica aos feridos. O presidente também ofereceu transporte para o retorno seguro dos estudantes a Belém.
Segundo o Palácio do Planalto, o encontro ocorreu em área reservada no centro de eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), sede do congresso. Entre os presentes estava o irmão de Welfesom Campos Alves, uma das vítimas fatais da colisão.
Acidente na BR-153: cinco mortos e dezenas de feridos
O acidente aconteceu na madrugada de quarta-feira (16), envolvendo um ônibus, uma carreta e um micro-ônibus. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Goiás, ao menos cinco pessoas morreram e cerca de 70 ficaram feridas. Alguns seguem internados em unidades de saúde da região.
Testemunhas relataram que a carreta teria invadido a pista contrária na altura do KM-2 da BR-153, colidindo frontalmente com um dos veículos que transportava os estudantes da UFPA.
Estudantes entre as vítimas fatais
Três dos cinco mortos eram alunos da UFPA: Leandro Souza Dias, do curso de farmácia; Ana Letícia Araújo Cordeiro, estudante de pedagogia; e Welfesom Campos Alves, da graduação em produção e multimídia. A universidade decretou luto oficial de três dias.
As outras vítimas foram os motoristas Ademilson Militão de Oliveira, que conduzia o micro-ônibus, e Keyne Laurentino de Oliveira, condutor da carreta. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Porangatu para os procedimentos legais.
Homenagem no congresso da UNE
Apesar da tragédia, cerca de 100 dos 180 estudantes que viajavam em cinco ônibus decidiram seguir até Goiânia. A organização do evento prestou acolhimento especial ao grupo.
Na abertura do congresso, milhares de estudantes realizaram um minuto de aplausos em homenagem às vítimas. A cerimônia contou com a presença de ministros como Camilo Santana (Educação), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Rui Costa (Casa Civil), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Margareth Menezes (Cultura), além do líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder da bancada petista na Câmara. A reitora da UFG, Angelita Lima, também esteve presente.
O 60º Congresso Nacional da UNE segue até domingo (20), reunindo milhares de estudantes de todo o país.
