O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, entregarão nesta terça-feira (20) a Ordem do Mérito Cultural (OMC) a 41 artistas e produtores.
A condecoração, considerada a mais alta honraria do setor cultural no Brasil, reconhece personalidades e instituições que se destacaram por suas contribuições relevantes à cultura nacional.
Entre os agraciados desta edição estão nomes como a socióloga e primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja; a apresentadora Xuxa Meneghel; a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó; o cantor e compositor Alceu Valença; e a atriz Fernanda Torres.
Janja será homenageada no grau de Grã-Cruz, o mais elevado entre os três da OMC. De acordo com o Ministério da Cultura, a escolha se deve ao seu “engajamento na promoção da cultura e da participação popular”. A pasta destacou ainda sua atuação em causas sociais, direitos das mulheres e no combate à fome.
Criada em 1991 e concedida pela primeira vez em 1995, a Ordem do Mérito Cultural esteve suspensa desde 2019. A retomada da premiação visa reconhecer pessoas físicas, órgãos e entidades que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento e valorização da cultura brasileira.
Neste ano, o total de homenageados chega a 112 pessoas e 14 instituições, com indicações que abrangem diversas expressões culturais, incluindo arquitetura, acervo, artes cênicas (teatro, dança e circo), artes visuais, audiovisual, cultura digital, culturas indígenas, culturas tradicionais e populares, culturas urbanas, fotografia, literatura, música e patrimônio cultural.
A lista contempla ainda artistas como Alcione, Aldir Blanc (homenagem póstuma), Arlindo Cruz, Beth Carvalho (in memoriam), Marcelo Rubens Paiva, Marília Mendonça (in memoriam), Ney Matogrosso, Paulo Gustavo (in memoriam) e o cineasta Walter Salles.
Essa não será a primeira condecoração recebida por Janja. Em novembro de 2023, ela foi agraciada com o grau máximo da Ordem de Rio Branco, título concedido pelo Itamaraty a indivíduos ou instituições que tenham prestado serviços considerados meritórios ou demonstrado virtudes cívicas que elevem o prestígio da nação.