“Estamos vistoriando as frentes de serviço hoje aqui na Avenida das Nações, acompanhando de perto o andamento dessa importante obra da trincheira que vai melhorar a mobilidade e ligar com mais eficiência toda a região do Buriti Sereno. Nosso objetivo é garantir que as intervenções avancem dentro do cronograma e que os benefícios cheguem à população o quanto antes. O propósito é requalificar a cidade”, afirmou o prefeito Leandro Vilila.
Intervenções integram Eixos Estruturantes Leste-Oeste e visam melhorar mobilidade na região sul da cidade
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, vistoriou na tarde desta sexta-feira (30) o avanço das obras de construção da trincheira da Avenida das Nações, localizada entre os setores Buriti Sereno, Parque das Nações, Pontal Sul e Itapuã. A estrutura integra o projeto dos Eixos Estruturantes Leste-Oeste — especificamente o trecho LO-02 — e é considerada uma das mais estratégicas para a mobilidade urbana da região sul do município.
A obra teve início no começo de maio e tem prazo de execução de 180 dias. Durante a visita, o prefeito esteve acompanhado dos secretários Alfredo Soubihe (Infraestrutura) e Wagner Siqueira (Desenvolvimento Urbano), além de equipes técnicas da Prefeitura.
Trincheira deve melhorar conexão entre bairros
A nova trincheira está sendo construída em frente ao Condomínio Residencial Buriti Sereno, com extensão ao longo da Avenida das Nações. Segundo a administração municipal, a intervenção é parte do Programa de Reestruturação Urbana da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF), com recursos que somam R$ 72,7 milhões.
Durante a inspeção, Leandro Vilela destacou os esforços da atual gestão para modernizar a infraestrutura da cidade.
“Estamos vistoriando as frentes de serviço hoje aqui na Avenida das Nações, acompanhando de perto o andamento dessa importante obra da trincheira que vai melhorar a mobilidade e ligar com mais eficiência toda a região do Buriti Sereno. Nosso objetivo é garantir que as intervenções avancem dentro do cronograma e que os benefícios cheguem à população o quanto antes. O propósito é requalificar a cidade”, afirmou.
Programa contempla ainda pontes e interligações estratégicas
Além da trincheira, o projeto inclui a construção de uma nova ponte no mesmo eixo e a duplicação da ponte da Avenida Uirapuru. As intervenções visam conectar bairros populosos e corredores logísticos da cidade, criando um novo fluxo entre a GO-040 e o Anel Viário, na altura do American Park. O sistema viário passará por setores como Goiânia Park Sul, Jardim Veneza e Itapuã, interligando a Avenida das Nações à Avenida Rio Verde, por meio das avenidas Prado Júnior, Portugal e Nossa Senhora de Fátima.
A obra só foi possível após a regularização contratual do programa e o pagamento de R$ 13 milhões neste ano, o que permitiu o avanço de etapas estruturantes do Eixo Leste-Oeste.
Gestão afirma que obra segue dentro do cronograma
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Alfredo Soubihe, o andamento dos serviços está dentro do prazo previsto. “Estamos dentro do cronograma previsto de execução, sem atrasar. Obra tem que ter começo, meio e fim. Essa é a determinação do prefeito Leandro Vilela, e é isso que estamos garantindo para que a população não seja prejudicada”, afirmou.
O prefeito também reiterou que as visitas técnicas às obras fazem parte de sua rotina de acompanhamento pessoal da execução de projetos e serviços em toda a cidade.
Desvios garantem segurança e fluidez no trânsito
Para garantir a segurança dos motoristas e o andamento das obras, a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA) implantou dois desvios temporários ao longo da Avenida das Nações. A via está sinalizada com placas de advertência e orientações de tráfego.
A pasta orienta que os condutores redobrem a atenção ao trafegar pela região, reduzam a velocidade e sigam as instruções de sinalização, contribuindo para a segurança viária e o avanço dos trabalhos.