Notas do Enem de 2023 e 2024 são válidas para inscrição no programa
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) se encerram às 23h59 desta terça-feira (28). Podem se candidatar ao programa os estudantes que participaram do Enem em 2023 ou 2024, por meio do portal oficial. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior.
Neste primeiro semestre, estão disponíveis 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 universidades espalhadas pelo país. Desse total, 203.539 são bolsas integrais e 134.905 parciais. Os cursos com maior oferta de bolsas são administração (27.101), pedagogia (22.947), direito (22.746), ciências contábeis (14.800) e educação física (13.639).
Aqueles que não conseguirem uma bolsa integral e não tiverem condições de arcar com os custos dos 50% restantes poderão utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No entanto, é necessário que a instituição e o curso desejados ofereçam vagas para financiamento, e que o candidato seja aprovado no processo seletivo do Fies.
Além disso, os estudantes que obtiveram pontuação igual ou superior a 650 no Enem e optarem por cursos presenciais de licenciatura podem concorrer às novas Licenciaturas Pé-de-Meia. Estudantes que participaram do Sisu também estão aptos a participar do Prouni.
Perguntas e respostas sobre o Prouni
Para que serve o Prouni?
O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais ou parciais, para alunos de baixa renda, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior em instituições privadas.
Qual é a renda máxima para se inscrever?
De acordo com o Ministério da Educação, para obter uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 atualmente). Para uma bolsa parcial, que cobre 50% da mensalidade, a renda mensal per capita deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554).
Posso usar uma nota antiga do Enem para me inscrever?
Sim, é preciso ter participado de uma das duas últimas edições do Enem (2023 ou 2024) e ter obtido pelo menos 450 pontos de média nas provas, sem ter zerado a redação.
Posso me inscrever no Prouni se estudei em escola particular?
Sim, podem participar os candidatos que preencherem uma das seguintes condições:
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública.
- Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista integral.
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral ou parcial.
- Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista parcial ou sem bolsa.
Qual a diferença entre Prouni e Fies?
O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais ou parciais, em cursos de graduação em instituições privadas. As chamadas acontecem em 26 de fevereiro e 26 de março, com manifestação de interesse na lista de espera nos dias 26 e 27 de março. Já o Fies concede financiamento a estudantes de cursos superiores. As inscrições para o Fies ocorrem de 4 a 7 de fevereiro, com resultado divulgado em 18 de fevereiro e início da convocação da lista de espera a partir de 25 de fevereiro.