“Esse é um hospital que fará parte da nossa rede estadual de regulação, sendo mais um passo significativo na interiorização da saúde”, afirmou Daniel Vilela.
Parceria com Ebserh promete revolucionar atendimento de saúde na região sudeste.
A assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e o município representa um avanço significativo para a saúde na região sudeste de Goiás. Com essa iniciativa, o Hospital Universitário de Catalão entrará em funcionamento no segundo semestre deste ano, beneficiando a população local e das cidades vizinhas.
Com a gestão assumida pela Ebserh, serão viabilizados os processos para aquisição de equipamentos e contratação de profissionais. O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, destacou a relevância da unidade para o Estado. “Esse é um hospital que fará parte da nossa rede estadual de regulação, sendo mais um passo significativo na interiorização da saúde”, afirmou. Ele também ressaltou o compromisso do governo estadual com a responsabilidade fiscal. “Este governo tem compromisso com o dinheiro público e tem o bem-estar da população como prioridade”, acrescentou.
A formalização do ACT ocorreu em um evento nesta terça-feira (25/02), que reuniu autoridades como o governador Ronaldo Caiado, o ministro da Educação, Camilo Santana, representantes do governo federal, deputados federais e estaduais. Em seu discurso, o ministro destacou a importância da unidade para a formação de novos profissionais da saúde. “Esse hospital é a realização de um sonho. No segundo semestre já queremos colocá-lo em funcionamento”, declarou.
O hospital contará com 150 leitos, incluindo 20 unidades de terapia intensiva (UTIs) adulto e 25 neonatal. A estrutura também prevê ambulatório, centro cirúrgico e serviços oncológicos, como quimioterapia. Além disso, oferecerá leitos para tratamento de queimaduras e enfermarias voltadas para urgência e emergência pediátrica.
O prefeito de Catalão, Velomar Rios, celebrou o avanço, destacando o impacto positivo para a região. “Essa unidade de saúde trará uma redenção na média e alta complexidade, atendendo toda a região. É um hospital moderno e que fará a diferença na vida da população”, afirmou. Já o ex-prefeito Adib Elias, idealizador do projeto, enfatizou a importância da unidade na formação de profissionais. “Nosso hospital está aqui, moderno em arquitetura e, assim, será também em seus equipamentos e na formação de profissionais”, disse.
Com a nova unidade hospitalar, a expectativa é de que a população de Catalão e região tenha acesso a um atendimento médico mais especializado e de qualidade, fortalecendo a rede de saúde estadual e a interiorização dos serviços médicos.