Refeições tardias afetam o sono e estão associadas a condições como diabetes e refluxo
Manter horários regulares para as refeições é um dos pilares de uma alimentação saudável. O jantar, em especial, deve ocorrer no momento adequado para garantir uma boa qualidade do sono e prevenir problemas como refluxo gástrico e distúrbios metabólicos.
Embora a definição do horário ideal dependa de fatores como idade, rotina e metabolismo individual, especialistas recomendam que a última refeição do dia ocorra pelo menos três horas antes de dormir.
A nutricionista Tiffany Gois, especialista em nutrição funcional da Clínica Neoliv, orienta que o jantar seja realizado até as 20h, pois a digestão é mais eficiente antes do anoitecer. “Ela sincroniza com o nosso ritmo circadiano, isto é, o relógio biológico que regula ciclos como sono, liberação de hormônios e funcionamento do sistema digestivo”, explica.
Diferenças por faixa etária
A recomendação para crianças e idosos é que se alimentem mais cedo, embora por motivos distintos. No caso dos pequenos, o ritmo circadiano é antecipado, fazendo com que o sono chegue mais cedo. Já nos idosos, além dessa antecipação, há uma desaceleração do metabolismo e da digestão, o que pode ocasionar desconfortos e até refluxo noturno.
O cuidado com o horário também se aplica a indivíduos de outras faixas etárias que enfrentam problemas como o refluxo gastroesofágico. “À noite, o corpo reduz a produção de enzimas digestivas, mantendo os alimentos e o ácido no estômago por mais tempo”, destaca Gois. “Quando pessoas com refluxo se deitam logo após as refeições, devido à gravidade e ao maior volume gástrico, o ácido sobe mais facilmente para o esôfago, causando os sintomas”.
Além dos impactos no sono, jantar tarde pode comprometer o metabolismo e favorecer o ganho de peso. “À noite há uma menor sensibilidade à insulina, essa queda pode causar picos elevados de glicose, favorecendo um maior acúmulo de gordura e quadro de resistência insulínica, antecedente do diabetes tipo 2”, alerta a especialista.
Horários recomendados para o jantar por faixa etária
- Bebês e crianças: 18h às 19h30
- Adolescentes: 19h às 20h
- Adultos: 18h30 às 20h
- Idosos: 17h30 às 18h30
A adoção desses horários pode contribuir para uma melhor digestão, qualidade do sono e prevenção de diversas condições de saúde. (Com Correio Braziliense)