“São 31 anos de serviços prestados com coragem e compromisso com a nossa população. A Guarda de Aparecida atua em várias frentes, não só na segurança, mas também em apoio à educação, à saúde, ao comércio e ao cidadão. Temos avançado com uma GCM mais presente e efetiva, graças ao empenho dos nossos agentes e ao apoio que temos garantido em estrutura e planejamento. Agradeço e parabenizo cada um dos nossos guardas pelo trabalho sério e pela dedicação à cidade e a população aparecidense”,destacou Leandro Vilala.
Prefeito destacou que a Guarda Civil Municipal está mais presente na sociedade, atuando em diversas frentes para proteger a cidade e seus moradores
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia celebrou, nesta terça-feira (27), os 31 anos de fundação da Guarda Civil Municipal (GCM) com uma solenidade no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela. O evento reuniu autoridades locais e estaduais, além de representantes das forças de segurança, como o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Renato Brum; a superintendente da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues; os deputados estaduais Veter Martins e Cairo Salim; o presidente da Câmara Municipal, vereador Gilsão Meu Povo; além de demais parlamentares e secretários.
Criada em 1994, a GCM tem como principal atribuição a proteção do patrimônio público municipal e atua de forma integrada com outras forças policiais, reforçando a segurança da população. A corporação conta atualmente com cerca de 500 agentes, que realizam diariamente patrulhamentos em ruas, praças, escolas, unidades de saúde, feiras e prédios públicos. Ao longo das últimas décadas, a GCM se consolidou como um dos pilares da segurança pública no município, participando de operações preventivas e de iniciativas voltadas à proteção social.
Durante a cerimônia, foram realizadas homenagens e apresentado um balanço das ações da corporação nos primeiros meses da gestão do prefeito Leandro Vilela, com ênfase nos avanços em patrulhamento preventivo, operações integradas, uso de tecnologia e combate à criminalidade.
Em discurso, o prefeito Leandro Vilela reforçou o papel da Guarda no cuidado com o município e valorizou a dedicação dos agentes.
“São 31 anos de serviços prestados com coragem e compromisso com a nossa população. A Guarda de Aparecida atua em várias frentes, não só na segurança, mas também em apoio à educação, à saúde, ao comércio e ao cidadão. Temos avançado com uma GCM mais presente e efetiva, graças ao empenho dos nossos agentes e ao apoio que temos garantido em estrutura e planejamento. Agradeço e parabenizo cada um dos nossos guardas pelo trabalho sério e pela dedicação à cidade e a população aparecidense”, pontuou o gestor municipal, acompanhado do vice-prefeito João Campos.
O secretário municipal de Segurança Pública, coronel Marco Aurélio Godinho, também destacou os resultados alcançados e a diretriz da gestão pela integração e eficiência na atuação da GCM.
“A ordem do prefeito Leandro Vilela é clara: colocar a Guarda nas ruas com estrutura, presença e atuação estratégica. Hoje temos de 25 a 30 viaturas circulando por dia, operações constantes e integração com as demais forças. Os números comprovam os avanços, e a população está percebendo os resultados: temos dias consecutivos sem homicídios e queda nos principais indicadores criminais”, afirmou.
Balanço destaca crescimento das operações e eficiência da Guarda
A atuação da Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia vem se consolidando como peça central na política de segurança da cidade. Vinculada à Secretaria de Segurança Pública, a corporação ampliou sua presença nos bairros, reforçou patrulhamentos preventivos e aprofundou a integração com outras forças policiais.
Os dados do balanço referente aos cinco primeiros meses de 2025 evidenciam esse avanço. De janeiro a maio, foram realizados 4.997 atendimentos, número quase duas vezes superior aos 2.806 registrados ao longo de todo o ano anterior. No mesmo período, as ordens de serviço cumpridas passaram de 475 para 1.184 — um crescimento de 149%.
A GCM intensificou a presença preventiva em espaços públicos e estratégicos. Até maio deste ano, foram realizadas 26.999 visitas e patrulhamentos ostensivos em escolas; 17.998 em unidades de saúde; 11.710 em repartições públicas; 6.038 em praças e parques; 4.199 em feiras; e 2.927 em comércios.
As operações integradas também se destacaram. A Operação Aparecida + Segura contabilizou 32 ações diretas em 2025, enquanto o Programa Bom Dia Aparecida realizou 9.350 abordagens, quase três vezes mais que no ano passado.
No combate à criminalidade, a corporação recapturou 40 foragidos da Justiça, apreendeu três armas de fogo, registrou 14 ocorrências de tráfico de drogas e atendeu 39 casos relacionados à violência contra a mulher. Além disso, um novo programa de proteção foi implementado, com o acompanhamento de 390 medidas protetivas.
A atuação conjunta com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) resultou na fiscalização de 21 estabelecimentos — dos quais 12 foram interditados —, 51 autuações, 319 abordagens e vistorias, além da vistoria de 59 veículos, com quatro apreensões.
Outras ações envolveram o apoio a secretarias como as de Meio Ambiente e de Planejamento e Regulação Urbana. A operação Aparecida Limpa, por exemplo, atuou de forma ostensiva para coibir o descarte irregular de lixo e entulho, com diversas autuações e apreensões.
Para o comandante da GCM, inspetor Milton Miranda Sobral, os números refletem o comprometimento da corporação e o investimento da atual gestão: “Os números refletem o compromisso da corporação com a cidade e o investimento da gestão municipal”.