“Realizamos um arraial bem organizado, com entrada gratuita, para que as famílias pudessem se divertir juntas. Bastava doar um quilo de alimento, divertir e ajudar quem precisa. Foi cultura, lazer e solidariedade no mesmo espaço”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
Evento promovido pela Prefeitura teve entrada gratuita mediante doação e movimentou dez dias de programação cultural no Centro Cultural Oscar Niemeyer
Com público superior a 150 mil pessoas e aproximadamente 100 toneladas de alimentos arrecadadas, o 22º Grande Arraial de Goiânia consolidou-se como um dos principais eventos culturais da capital. Realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o evento ocorreu entre os dias 20 e 29 de junho, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com entrada gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.
A ação solidária contou com a parceria da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do programa Sesc Mesa Brasil, responsáveis pela distribuição dos donativos a famílias em situação de vulnerabilidade social.
O prefeito Sandro Mabel destacou o caráter acessível da festa.“Realizamos um arraial bem organizado, com entrada gratuita, para que as famílias pudessem se divertir juntas. Bastava doar um quilo de alimento, divertir e ajudar quem precisa. Foi cultura, lazer e solidariedade no mesmo espaço”, afirmou.
Durante os dez dias de programação, o evento contou com mais de 30 apresentações musicais, contemplando artistas locais e atrações nacionais. O encerramento ficou por conta do cantor Zé Felipe, que atraiu uma multidão. “É um prazer cantar em casa. Estou muito feliz por participar deste evento promovido pela Prefeitura. Deixo meu abraço ao prefeito Sandro Mabel e meus parabéns pela festa”, declarou o artista.
Também fizeram parte da festa as apresentações do Circuito Goiano de Quadrilhas Juninas, realizado pela Federação das Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás (Fequaju), além de barraquinhas com comidas típicas, brinquedoteca e praça de alimentação.
Para Júlio César da Silva, membro da quadrilha Balancê do Cerrado, sediada em Goianira, o evento valoriza a cultura tradicional: “Eu danço quadrilha há 20 anos e ajudei a fundar a Balancê do Cerrado, em Goianira. Estar aqui participando do circuito é uma satisfação para todos nós. Nosso maior objetivo é encantar o público. Eventos gratuitos como esse são fundamentais para fortalecer a cultura junina e valorizar o trabalho dos grupos”.
A moradora Patrícia Silva da Conceição, que visitou a festa em duas ocasiões, elogiou a experiência. “Junho é o melhor mês do ano. Estou gostando muito. Se tiver no ano que vem, estarei aqui novamente”.
Esta foi a primeira vez que o Grande Arraial foi realizado por dez dias consecutivos, consolidando-se no calendário cultural da cidade.
O secretário municipal de Cultura, Uugton Batista, avaliou positivamente os resultados obtidos. “Foi o maior arraial já realizado pela Prefeitura. Estamos fomentando o mercado, gerando trabalho para quem atua com cultura. Muita gente trabalhou nas barraquinhas, motoristas de aplicativo foram acionados, os artistas se apresentaram. É o dinheiro público retornando em forma de lazer, cultura e trabalho. Para os próximos meses, estamos planejando uma grande festa para o aniversário de Goiânia, com novas ações culturais”, informou.