“Agora chegou a vez do terraço. Assim como fizemos em toda a estrutura do Oscar Niemeyer, vamos dar a correta destinação a esse espaço lindo, com vista panorâmica e condições privilegiadas. E vamos reverter o benefício à população, seja na possibilidade de usufruir do espaço, seja nos recursos financeiros que a concessionária terá de pagar aos cofres do estado”, afirmou o secretário da Retomada, César Moura.
Projeto visa transformar espaço em ponto turístico e gastronômico com concessão de uso por 10 anos.
O Governo de Goiás abriu nesta segunda-feira (24) o processo licitatório para concessão do uso da área do terraço do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), com o objetivo de instalar um restaurante no local. A iniciativa busca aliar cultura, lazer e gastronomia em um dos principais cartões-postais de Goiânia, ampliando as opções de entretenimento da população com vista privilegiada da cidade, próximo às rodovias GO-020 e BR-153.
A concorrência será realizada na modalidade presencial, organizada pela Secretaria da Retomada em parceria com a Companhia de Investimentos e Parcerias (Goiás Parcerias). O edital prevê que a empresa vencedora do certame terá direito de explorar comercialmente o espaço por um período de 10 anos.
O critério de julgamento será o de maior oferta pelo valor da outorga fixa mensal, com lance mínimo estipulado em R$ 28.012,73. Os envelopes com a documentação e as propostas deverão ser entregues no dia 20 de maio de 2025, às 9h, na sede da Secretaria da Retomada. O edital completo está disponível no site do governo estadual.
Investimento obrigatório e área total
A futura concessionária deverá investir aproximadamente R$ 813 mil na construção de uma área de apoio ao restaurante. Esse valor será compensado nos primeiros 33 meses da concessão. A área total disponível para exploração comercial soma 1.547,10 metros quadrados, incluindo o terraço do prédio administrativo e a extensão destinada à infraestrutura de apoio.

As propostas devem abranger todas as etapas da concessão, incluindo investimento inicial, gestão, operação, manutenção e exploração econômica do espaço, conforme as diretrizes estabelecidas no edital.
Expansão do uso do CCON
O secretário da Retomada, César Moura, afirmou que a concessão do terraço representa mais um passo no processo de revitalização e ocupação integral do CCON, que passou por obras estruturais e regularização documental. Com isso, o centro cultural passou a oferecer condições plenas para uso de todos os seus espaços, como a esplanada, galerias, museu, biblioteca e o Palácio da Música.
“Agora chegou a vez do terraço. Assim como fizemos em toda a estrutura do Oscar Niemeyer, vamos dar a correta destinação a esse espaço lindo, com vista panorâmica e condições privilegiadas. E vamos reverter o benefício à população, seja na possibilidade de usufruir do espaço, seja nos recursos financeiros que a concessionária terá de pagar aos cofres do estado”, afirmou Moura.

Conheça mais sobre o Centro Cultural Oscar Niemeyer e sua importância arquitetônica
Parceria com o setor privado
Segundo o presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares, o edital foi elaborado com base em estudos técnicos e diálogo com representantes do setor privado, a fim de garantir sua viabilidade e atratividade para investidores. A expectativa é que o novo espaço estimule o turismo, movimente a economia local e reduza custos públicos.
“Nosso objetivo final é sempre o benefício para nossa sociedade. Em parceria com o setor privado, teremos oportunidade de desfrutar de alta gastronomia e movimentar diariamente o CCON. Além de reduzir gastos públicos com o equipamento, a partir da receita fixa que será recebida pelo Governo de Goiás, referente à concessão”, destacou Soares.