“Vocês estão vendo o esforço dos prefeitos, o Sandro Mabel toda madrugada está aqui, trabalhando, o Leandro também. Vocês estavam com saudade de ter bons prefeitos. E agora temos aqui esses dois prefeitos disputando, essa competição saudável e salutar, para saber quem é o melhor”, afirmou o governador, Ronaldo Caiado.
Governo de Goiás e prefeituras de Goiânia e Aparecida se unem em força-tarefa contra a dengue
Parceria inédita busca combater o avanço da doença e conscientizar a população; circulação do sorotipo 3 preocupa autoridades de saúde e seis mortes estão sob investigação no estado
O governador Ronaldo Caiado, ao lado dos prefeitos Sandro Mabel, de Goiânia, e Leandro Vilela, de Aparecida de Goiânia, lançou nesta sexta-feira (24/1) uma ação conjunta de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e chikungunya. O mutirão, que visa promover limpeza urbana e conscientização da população, teve início às 7h no CEU Parque Flamboyant, em Aparecida de Goiânia.
A principal preocupação das autoridades é a circulação do sorotipo 3 da dengue, que não tinha presença significativa em Goiás há 17 anos e está associado a quadros mais graves da doença, com maior risco de óbito. Desde o início de 2025, seis mortes estão sendo investigadas como possíveis casos de dengue, segundo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Parceria e mobilização coletiva
Caiado elogiou o empenho dos prefeitos e pediu a colaboração da população para que a iniciativa seja eficaz. “Temos aqui dois prefeitos comprometidos, disputando de forma saudável para fazer o melhor. Mas precisamos da participação de todos para vencer essa batalha”,declarou.
Sandro Mabel, prefeito de Goiânia, destacou que o 4º Mutirão dos 100 Dias de Gestão será direcionado à Região Sul, com atenção especial aos 26,6 quilômetros de divisa entre os dois municípios. “Estamos atuando em toda essa área com ações de roçagem, limpeza e remoção de resíduos. É essencial que cada cidadão receba os agentes de endemia e colabore no combate à dengue”, afirmou Mabel.
Leandro Vilela, prefeito de Aparecida, reforçou o compromisso de sua gestão com ações de limpeza e urbanização. “Nossa equipe está mobilizada para combater o mosquito, mas também para melhorar a infraestrutura da cidade com serviços como tapa-buracos e urbanização. É um esforço coletivo em prol da saúde pública”, disse.
Atenção primária à saúde
Mabel destacou a importância do atendimento primário em saúde para prevenir casos graves, apontando o papel das unidades básicas e dos mutirões. Ele mencionou que o próximo mutirão de saúde em Goiânia incluirá medições de pressão arterial e glicemia, além de orientações para evitar complicações futuras.
“Precisamos cuidar das pessoas desde o início. Com orientações simples, como controle alimentar e exercícios, evitamos que os pacientes precisem de atendimento emergencial ou internação na UTI”, afirmou.
Preocupação com o sorotipo 3
O governador Caiado, médico de formação, alertou para a gravidade da circulação do sorotipo 3, que encontra a população sem imunidade adequada. “Os sorotipos 1 e 2 já circulavam antes, mas a ausência prolongada do sorotipo 3 deixou a população vulnerável. Estamos enfrentando um cenário de maior risco”, explicou.
Segundo Caiado, o governo tem reforçado a estrutura para enfrentamento da doença, com distribuição de medicamentos, inseticidas e equipamentos para controle localizado do mosquito.
Vacinação e prevenção
O governador também fez um apelo à população para que mantenha a caderneta de vacinação em dia. “Ontem mesmo tomei três vacinas. É fundamental proteger nossas famílias e parar com essa resistência às vacinas. Sem elas, a humanidade não teria sobrevivido às mutações de vírus e bactérias”, declarou.
O secretário de Saúde de Goiânia, Luiz Pellizzer, ressaltou que a cidade está preparada para atender casos de dengue. “As escalas médicas estão completas, e os estoques de medicamentos estão abastecidos para os próximos 30 dias. Estamos prontos para minimizar os danos causados pela crise”, afirmou.
Com a união entre governo estadual e prefeituras, as autoridades esperam conter o avanço da dengue e conscientizar a população sobre a importância das ações preventivas. A iniciativa reforça a necessidade de engajamento coletivo para evitar novos casos e proteger vidas.
Da Redação/Clicknews