sábado, 20, setembro 2025
Click News
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde
No Result
View All Result
Click News
No Result
View All Result
Casa Política

Governo aposta em negociação com Trump após tarifaço, mas mantém retaliação como plano B

Jeverson by Jeverson
1 de agosto de 2025
in Política
0
Governo aposta em negociação com Trump após tarifaço, mas mantém retaliação como plano B

Alckmin e Lula - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Share on FacebookShare on Twitter

Com recuo parcial dos EUA, Planalto intensifica articulação diplomática para reverter sobretaxas sobre exportações brasileiras; retaliações são cogitadas, mas seguem em segundo plano


Diálogo como prioridade diante das tarifas dos EUA

Após o anúncio da tarifa de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos sobre parte das exportações brasileiras, o Palácio do Planalto decidiu reforçar sua estratégia de negociação com Washington. Embora a possibilidade de retaliação comercial esteja em análise, a ordem entre auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é priorizar o diálogo com a administração de Donald Trump, buscando melhorar as condições para os setores atingidos.

A medida americana foi formalizada na quarta-feira (30), por meio de ordem executiva assinada por Trump. O decreto, no entanto, preserva centenas de exceções, como suco de laranja e aeronaves civis, o que deixou cerca de 45% da pauta exportadora brasileira isenta da tarifa. Ainda assim, aproximadamente 36% das exportações do Brasil aos EUA foram diretamente afetadas, com impacto relevante sobre itens como café, carnes e pescados.

O texto também estabelece que a nova política tarifária entrará em vigor em sete dias — uma brecha temporal que o governo brasileiro pretende usar para tentar novas concessões por parte da Casa Branca.

Nova rodada de negociações está em curso

Na avaliação do Planalto, o momento marca o início de uma segunda fase das negociações. O vice-presidente Geraldo Alckmin, em entrevista a TV Globo, destacou que o processo ainda não foi concluído. “A negociação não terminou”, disse Alckmin, que tem sido um dos principais articuladores do governo nas tratativas com os Estados Unidos.

Paralelamente, o Ministério da Fazenda, liderado por Fernando Haddad, trabalha para reabrir o canal de diálogo com o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent. Os dois já haviam se encontrado pessoalmente em maio, e a equipe econômica brasileira vem tentando agendar uma nova reunião. Segundo Haddad, a assessoria de Bessent fez contato recente e uma nova rodada de conversas deve ser marcada nos próximos dias.

A proposta é que os contatos de Haddad complementem as conversas conduzidas por Alckmin com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick. Enquanto o vice-presidente foca nos impactos setoriais das tarifas, o ministro da Fazenda pretende discutir iniciativas para destravar a agenda bilateral, incluindo mecanismos financeiros e eventuais compensações comerciais.

Medidas de retaliação seguem como opção, mas não são prioridade

Embora a retaliação por meio da Lei de Reciprocidade não esteja descartada, fontes do governo afirmam que qualquer movimento nessa direção dependerá do desfecho das negociações. O objetivo declarado do Planalto é esgotar todas as possibilidades diplomáticas antes de recorrer a medidas mais duras.

Segundo auxiliares de Lula, os Estados Unidos costumam ceder gradualmente em processos desse tipo. A estratégia, portanto, é insistir em sucessivas rodadas de conversa, apostando em uma solução negociada. A Casa Civil e o Itamaraty estão mapeando a disposição de autoridades americanas para novos encontros.

Plano de resposta interna será reavaliado

Enquanto articula no plano externo, o governo também trabalha internamente para proteger os setores prejudicados. Na manhã de quinta-feira (31), Lula reuniu ministros para reavaliar o plano de contingência que vinha sendo elaborado desde o anúncio das tarifas. A ideia é ajustar o pacote diante do recuo parcial de Trump.

Entre as medidas em estudo estão linhas de crédito subsidiadas, incentivos à manutenção de empregos e ações de suporte à cadeia produtiva. O governo quer evitar que o impacto fiscal da resposta interna comprometa as metas orçamentárias, mas não descarta lançar mão do mesmo mecanismo aplicado no auxílio ao Rio Grande do Sul — que excluiu parte dos gastos do resultado primário das contas públicas.

“Não queremos déficit nenhum. Queremos o menor impacto possível. Segundo, pode excluir do (resultado) primário. Como foi no Rio Grande do Sul, que teve um fato superveniente”, afirmou Alckmin durante sua participação na TV Globo.

Tags: AlckminLulaNegociaçãoPolíticaReciprocidadeTarifaço EUA
Previous Post

Suspeito é detido em Goiânia após tentar vender celular roubado ao próprio dono

Next Post

Família encontra cobra caninana dentro de berço em Santa Catarina

Jeverson

Jeverson

Next Post
Família encontra cobra caninana dentro de berço em Santa Catarina

Família encontra cobra caninana dentro de berço em Santa Catarina

Descarte irregular de lixo sobrecarrega serviços públicos em Aparecida de Goiânia

Descarte irregular de lixo sobrecarrega serviços públicos em Aparecida de Goiânia

Planos de saúde passam a atender pacientes do SUS em programa do governo federal

Planos de saúde passam a atender pacientes do SUS em programa do governo federal

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CGA-0003-25---WEB-BANNER-728x90px

Recommended Reading

    TOP REVIEW

    Click News

    © 2025 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

    Navegue em nosso Site

    • Home
    • Geral
    • Cidades
    • Economia
    • Política
    • Justiça
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Artigos
    • Polícia
    • Saúde

    Siga a Gente nas redes sociais!

    No Result
    View All Result
    • Home
    • Geral
    • Cidades
    • Economia
    • Política
    • Justiça
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Artigos
    • Polícia
    • Saúde

    © 2025 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

    Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados.