“Essa parceria tem feito com que as cidades melhorem cada vez mais e que consigamos levar a melhor qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, que pontuou a qualidade das moradias. “Eu não chamo de casa popular. Elas têm padrão de condomínio. É uma casa digna das pessoas que vão recebê-las hoje”.
Famílias em situação de vulnerabilidade foram contempladas com moradias financiadas pelo Tesouro Estadual; investimento soma R$ 7 milhões
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) esteve nesta segunda-feira (14) em Bela Vista de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia, para realizar a entrega de 42 moradias do programa Pra Ter Onde Morar – Construção. A iniciativa, coordenada pelo Goiás Social em conjunto com a Agência Goiana de Habitação (Agehab) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), tem como foco garantir habitação gratuita a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Com mais de 3,4 mil unidades habitacionais entregues desde o início do programa, em 2022, o modelo prevê residências completas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Segundo o governo estadual, o investimento para a construção das moradias em Bela Vista foi de R$ 7 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.
Ao chegar ao município, Caiado destacou a cooperação entre o governo estadual e a prefeitura local. “Essa parceria tem feito com que as cidades melhorem cada vez mais e que consigamos levar a melhor qualidade de vida para as pessoas”, declarou. Ele também elogiou o padrão das casas entregues. “Eu não chamo de casa popular. Elas têm padrão de condomínio. É uma casa digna das pessoas que vão recebê-las hoje”, afirmou.
O vice-governador Daniel Vilela (MDB), que também participou da cerimônia, ressaltou o impacto social da iniciativa. “A gente consegue ver aqui, no olho de cada um de vocês, um momento de muita emoção. Porque muitos não tinham mais expectativa de ter a sua casa própria, não tinham mais a esperança de ter um lar que pudesse dar a tranquilidade, a paz, a harmonia e a esperança de uma vida melhor”, declarou.
Com mais de 3,4 mil residências entregues desde o início do inovador programa Pra Ter Onde Morar, em 2022, o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, enfatizou a transformação da agência de simples repassadora de cheques para uma concretizadora de sonhos. “E nesses sonhos, não há nenhuma contrapartida, não há intermediários, somente você beneficiário, prefeitura e governo do Estado”, esclareceu Baldy.
Já o prefeito de Bela Vista de Goiás, Eurípedes do Carmo (PSD), agradeceu pela iniciativa. “A partir de hoje, mais 42 famílias passarão a ter dignidade para o seu filho, para a sua família. Sabemos do empenho do governador e estamos lutando, para que a gente possa conseguir mais residência para atender mais famílias”, declarou.
Uma das beneficiárias, Érica Florêncio da Silva, celebrou a conquista da casa própria. “Para mim, é uma alegria imensa, uma bênção. Ter dignidade para os meus filhos morarem e para sair do aluguel”, disse.
De acordo com a Seinfra, atualmente há cerca de 4,2 mil moradias em construção em 83 municípios goianos. A previsão é que ao menos 4 mil unidades sejam finalizadas até o fim de 2025. “Estamos rumo a entregar essas 10 mil moradias com muita eficiência e trabalho”, afirmou o titular da pasta, Adib Elias.