“Ao longo desses dias, vamos conhecer muitos produtos e soluções inovadores na área de segurança e gestão pública. Essa é uma oportunidade estratégica para conhecer experiências de sucesso que podem ser implementadas no nosso estado”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela.
Vice-governador Daniel Vilela lidera missão oficial em evento com representantes de mais de 90 países; objetivo é buscar soluções inovadoras para gestão pública
O estado de Goiás marca presença na e-Governance Conference 2025, evento de referência mundial em transformação digital, realizado em Tallinn, capital da Estônia. O vice-governador Daniel Vilela lidera a comitiva goiana, que participa de debates e troca de experiências com representantes de mais de 90 países. O objetivo é conhecer soluções inovadoras e avaliar sua aplicação para aprimorar a gestão pública no estado.
A missão internacional, que se estende até 4 de junho, inclui visitas a centros de excelência em Finlândia e Singapura, países reconhecidos por suas políticas avançadas de digitalização governamental. Segundo Daniel Vilela, a iniciativa busca trazer para Goiás modelos bem-sucedidos que possam ser adaptados à realidade local. “Ao longo desses dias, vamos conhecer muitos produtos e soluções inovadores na área de segurança e gestão pública. Essa é uma oportunidade estratégica para conhecer experiências de sucesso que podem ser implementadas no nosso estado”, afirmou.
Compromisso com a modernização administrativa
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, que integra a comitiva, reforçou a importância da participação goiana no evento. “O governo digital é uma missão liderada pelo vice-governador Daniel Vilela, com um time de secretários. Além de contar o que temos feito em Goiás, viemos aprender, pensar no futuro e nos próximos passos que o Estado irá alcançar”, destacou.
A presença de Goiás na conferência reforça o compromisso do governo estadual com a modernização administrativa, eficiência nos serviços públicos e fortalecimento da segurança digital. Além disso, a missão abre portas para parcerias internacionais e investimentos em tecnologia, com foco no desenvolvimento sustentável.
Liderança global em inovação
A abertura do evento contou com um pronunciamento do presidente da Estônia, Alar Karis, que enfatizou a importância da digitalização para o futuro dos governos. “Além disso, a missão abre portas para futuras parcerias internacionais e investimentos em tecnologia, com foco no desenvolvimento sustentável”,, declarou.
Nesta quinta-feira (29/5), Daniel Vilela e José Frederico Lyra Netto apresentarão uma palestra sobre as políticas públicas goianas voltadas para tecnologia e inovação. A e-Governance Conference, organizada pela e-Governance Academy (eGA), pelo Ministério das Relações Exteriores da Estônia e pela ESTDEV, chega à sua 11ª edição como um dos principais eventos globais sobre digitalização governamental. Entre os países participantes estão Alemanha, África do Sul, Colômbia, Finlândia, Marrocos e Quênia, além de mais de 500 líderes empresariais e especialistas em tecnologia.