Certificação internacional será ofertada a estudantes beneficiários do programa; vagas são limitadas e inscrições devem ser feitas pelo site da OVG
Estudantes contemplados pelo Programa Universitário do Bem (ProBem), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Goiás Social, terão acesso gratuito a cursos de qualificação profissional com certificação internacional, graças a uma parceria inédita firmada com o Google. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de formação técnica e inclusão digital para mais de 48 mil bolsistas do programa, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pela Central do ProBem, no site da OVG (www.ovg.org.br).
Os cursos serão oferecidos por meio da plataforma Google Cursos e Certificados, com apoio da Coursera, e abrangem áreas de alta demanda como Suporte em TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos, UX Design, Marketing Digital, E-Commerce, Cibersegurança e Fundamentos de Inteligência Artificial. Todos os conteúdos são 100% online, gratuitos e acompanhados de certificação reconhecida globalmente.
A presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destacou a relevância da parceria.
“Estamos muito felizes com essa parceria. O Google é uma das maiores empresas do mundo, e o fato de enxergar no ProBem um programa confiável e eficiente para firmar essa cooperação mostra que estamos no caminho certo. Estamos preparando nossos jovens para o futuro, com ensino superior e agora com certificações de qualidade internacional”.
Formação estratégica para o mercado de trabalho
Criado em janeiro de 2021 pelo governador Ronaldo Caiado, o ProBem oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes em situação de vulnerabilidade social cursarem o ensino superior em instituições localizadas no estado de Goiás. Além do suporte financeiro, o programa também atua na promoção da empregabilidade por meio do Banco de Oportunidades, que conecta estudantes a vagas de estágio, cursos, oficinas e treinamentos.
A aliança com o Google fortalece esse eixo do programa, especialmente ao focar em áreas ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). De acordo com o Índice de Prioridade de Cursos Superiores em Goiás, elaborado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), as áreas de tecnologia estão entre as que concentram maior demanda por profissionais e oferecem os melhores salários de entrada no estado.
Gracinha Caiado também ressaltou o impacto social da medida:
“Com esses certificados, os jovens goianos estarão ainda mais preparados para competir por vagas em empresas do Brasil e do mundo. Esse é o papel do Goiás Social: garantir que nenhuma porta se feche por falta de oportunidade. A parceria com o Google é mais um passo na nossa luta por justiça social e transformação de vidas”.
Cursos disponíveis
Todos os cursos serão oferecidos gratuitamente e contarão pontos para o Banco de Oportunidades do ProBem. Confira os sete primeiros disponíveis:
-
UX Design do Google
-
Gerenciamento de Projetos do Google
-
Análise de Dados do Google
-
Marketing Digital e E-Commerce do Google
-
Suporte em TI do Google
-
Cibersegurança do Google
-
Fundamentos de Inteligência Artificial do Google
Segundo a OVG, o acordo simboliza um avanço importante na qualificação de jovens goianos para os desafios da economia digital. A iniciativa alia responsabilidade social, inovação e educação de qualidade, posicionando Goiás como referência nacional em inclusão educacional e tecnológica.