Imunização com o Abrysvo, que protege contra o Vírus Sincicial Respiratório, está disponível em mais de 60 salas de vacinação da capital
“O número corresponde a cerca de um terço das doses que foram destinadas ao município nessa primeira remessa”. Afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) divulgou nesta segunda-feira (15/12) um novo balanço sobre a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite em recém-nascidos. Em dez dias de oferta gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a capital registrou 1.394 doses aplicadas do imunizante Abrysvo.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, “o número corresponde a cerca de um terço das doses que foram destinadas ao município nessa primeira remessa”. Ele reforça que “a imunização contra bronquiolite é uma medida de prevenção que impacta diretamente a rede de assistência neonatal. A vacina é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e tem como objetivo proteger os bebês nos primeiros meses de vida, período de maior risco para complicações respiratórias”.
Vacinação disponível em toda a rede municipal
O imunizante está acessível em mais de 60 salas de vacinação distribuídas por todas as regiões de Goiânia. De acordo com a gerente de Imunização da SMS, Nayara Parente, “a vacina contra VSR é oferecida em toda a rede e pode ser administrada junto a outros imunizantes recomendados no período de gestação, como a Dupla Adulto, Hepatite B, Influenza e Covid-19”.
A orientação da secretaria é que a dose seja aplicada até 15 dias antes do parto. Em cada nova gestação, a gestante deve receber uma nova dose. O Abrysvo, produzido pela Pfizer, apresenta eficácia de 81,8% na prevenção de quadros graves de doenças respiratórias causadas pelo VSR em bebês.




