“Quando estivemos em missão em Israel, vivenciamos de perto esse tipo de alerta durante bombardeios. A tecnologia é semelhante, e o mais importante é que a população siga rigorosamente as orientações que aparecem na tela do celular. Goiânia tem enfrentado semanas difíceis com as chuvas, e esse sistema fecha um ciclo de ações preventivas que já iniciamos no início do ano com o gabinete de crise. Ele será essencial para a cidade”, afirmou a vice-prefeita, Cláudia Lira.
Tecnologia será lançada em 1º de outubro e enviará notificações em tempo real para moradores em áreas de risco
A partir de 1º de outubro, Goiânia contará oficialmente com o sistema Defesa Civil Alerta (DCA), ferramenta desenvolvida pela Defesa Civil Municipal para reforçar a segurança da população em situações de emergência. O anúncio foi feito neste sábado (27/9), durante testes acompanhados pela vice-prefeita, coronel Cláudia Lira.
O DCA utiliza a tecnologia Cell Broadcast (CBS), que permite o envio de mensagens de emergência diretamente a celulares que estejam em áreas sob risco. Os alertas chegam mesmo em aparelhos no modo silencioso, sem necessidade de aplicativos ou desbloqueio de tela.
Cláudia Lira ressaltou a relevância da iniciativa e citou experiências internacionais. “Quando estivemos em missão em Israel, vivenciamos de perto esse tipo de alerta durante bombardeios. A tecnologia é semelhante, e o mais importante é que a população siga rigorosamente as orientações que aparecem na tela do celular. Goiânia tem enfrentado semanas difíceis com as chuvas, e esse sistema fecha um ciclo de ações preventivas que já iniciamos no início do ano com o gabinete de crise. Ele será essencial para a cidade”, afirmou.
Segundo o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça, o funcionamento será simples e direto. “Esse novo sistema vai permitir que as pessoas que estiverem em áreas de risco recebam, automaticamente, um alerta no celular. A tela será bloqueada com mensagem sonora e vibratória, além de orientações sobre como proceder. É um avanço que salva vidas”, disse.
“A partir de 1º de outubro, a Defesa Civil de Goiás estará pronta para emitir alertas em qualquer área dos 246 municípios do estado, sempre que houver risco iminente de desastre. A orientação é clara, e quem receber o alerta deve seguir rigorosamente as instruções na tela, como evacuar ou evitar determinadas áreas”, afirmou.
O comandante de Operações da Defesa Civil Estadual, Pedro Carlos Borges Lira, destacou que a tecnologia será estendida a todo o estado. “A partir de 1º de outubro, a Defesa Civil de Goiás estará pronta para emitir alertas em qualquer área dos 246 municípios do estado, sempre que houver risco iminente de desastre. A orientação é clara, e quem receber o alerta deve seguir rigorosamente as instruções na tela, como evacuar ou evitar determinadas áreas”, explicou.
O gerente do Cimego, André Amorim, lembrou que os alertas terão papel fundamental diante das mudanças climáticas. “Tivemos uma chuva muito intensa recentemente, que mostrou a dificuldade de enfrentar eventos extremos. Para os próximos dias, ainda teremos alguma estabilidade, mas já no início de outubro há previsão de novas frentes frias. Os alertas vão auxiliar a população a se preparar melhor para essas situações”, avaliou.

