Meta da gestão Sandro Mabel é recuperar até 800 km de ruas e avenidas, com foco em mobilidade urbana e uso eficiente de recursos públicos
“Vamos fazer uns 700, 800 quilômetros com o mesmo dinheiro porque nós estamos medindo cada pedaço que precisa fazer. Tem pedaço da rua que não precisa fazer. Nós vamos fazer com cuidado com o dinheiro público, cuidado com cada centavo que a gente tem disponível para que a gente possa fazer asfalto em mais ruas”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), já recuperou mais de 90 quilômetros de pavimentação em ruas e avenidas da capital ao longo de 2025. As obras, que integram o programa Asfalta Goiânia, lançado em 18 de setembro, beneficiaram mais de 40 bairros e têm como meta alcançar até 800 km de vias requalificadas, promovendo melhorias na mobilidade urbana e na segurança viária.
Entre os principais trechos em obras está o Corredor da Avenida T-7, que conecta a Praça Cívica ao Terminal Bandeiras, com impacto direto no transporte coletivo. Nos setores Marista e Oeste, estão sendo implantados 18,12 km de novo asfalto. Os serviços variam conforme o estado da via, incluindo fresagem, remendos profundos, reciclagem de base, pavimentação com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e aplicação de microrrevestimento.
A Avenida Ricardo Paranhos está entre as vias contempladas. Já nas regiões Oeste, Noroeste e Sudoeste, os trabalhos somam 14,77 km em bairros como Tremendão, Jardim Curitiba, Novo Planalto, Finsocial, Bairro Goiá e Solange Park. No Norte e Leste, foram recuperados 13,44 km, incluindo 2,5 km da Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara. Equipes também atuam na Rua dos Guatambus, no Setor Barravento, e na alça de acesso da BR-153 à Ceasa, totalizando 2,6 km.
Na área central da cidade, foram revitalizadas 81 ruas no Jardim Novo Mundo e outras vias nos setores Rodoviário, Cidade Jardim, Coimbra, Marechal Rondon, Aeroporto, Vila Nova e Vila Morais, somando 34,34 km.
O programa executa dois tipos de intervenção: a substituição completa do pavimento nas vias mais comprometidas, com recuperação da base e nova camada de CBUQ; e a aplicação de microrrevestimento asfáltico, técnica que prolonga a vida útil do pavimento em boas condições, corrigindo fissuras superficiais.
O prefeito Sandro Mabel destacou a ampliação da meta do programa, inicialmente prevista para 500 km. “Vamos fazer uns 700, 800 quilômetros com o mesmo dinheiro porque nós estamos medindo cada pedaço que precisa fazer. Tem pedaço da rua que não precisa fazer. Nós vamos fazer com cuidado com o dinheiro público, cuidado com cada centavo que a gente tem disponível para que a gente possa fazer asfalto em mais ruas”, afirmou.

