Prefeitura mobiliza equipes e garante resposta rápida para reduzir impactos das chuvas intensas
Ação imediata da prefeitura
A Prefeitura de Goiânia conseguiu restabelecer a normalidade poucas horas após o forte temporal que atingiu a capital no sábado (6/12), quando o volume de chuva ultrapassou 100 milímetros. Assim que a tempestade começou, o Gabinete de Crise Climática adotou medidas emergenciais para proteger a população e minimizar os efeitos do acúmulo de água. O prefeito Sandro Mabel acompanhou pessoalmente as ações.
“Estamos nas ruas, vendo de perto os problemas para enfrentá-los de frente. Mesmo com a chuva muito intensa, vimos que a drenagem funcionou e que a água desceu rapidamente em boa parte da cidade. Temos muito a melhorar e vamos fazer. Nos córregos Cascavel e Botafogo, por exemplo, teremos uma obra de R$ 120 milhões para resolver definitivamente as enchentes”, afirmou o prefeito.
Defesa Civil e órgãos de segurança
Com a indicação de risco de alagamentos, a Defesa Civil disparou alertas emergenciais por SMS e mensagens nos celulares da população, além de acionar emissoras de rádio para reforçar orientações de segurança. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana e Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) bloquearam vias como a Marginal Botafogo, Avenida 87 e áreas próximas a córregos.
“Emitimos o alerta da Defesa Civil para que pessoas em áreas de risco buscassem um local seguro. Os alertas são ferramentas importantes para prevenção, mas o autocuidado é essencial. Ao se deparar com uma via alagada, a pessoa não deve tentar atravessar”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Goiânia, Robledo Mendonça.
Resgates e manutenção urbana
Na Avenida Jamel Cecílio, o Corpo de Bombeiros resgatou um motorista que ficou ilhado dentro do veículo. Com o fim da chuva, a água escoou rapidamente em grande parte da cidade, resultado do trabalho de limpeza de bocas de lobo e galerias realizado nos últimos meses pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Em pontos críticos como a Marginal Botafogo, Parque Cascavel e Avenida 87, equipes de plantão foram acionadas para manutenção e limpeza.
Comurg atua na limpeza pós-chuva
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) enviou equipes para diversos bairros logo após a tempestade. O trabalho incluiu remoção de árvores caídas, raspagem de lama e cascalho e retirada de resíduos arrastados pela enxurrada, garantindo segurança e liberação das vias. Até as 13h de domingo (7/12), foram registradas quatro ocorrências de queda de árvores.
Monitoramento contínuo
Os trabalhos se concentraram em regiões mais afetadas, como Setor Pedro Ludovico, Marginal Botafogo, Jardim Goiás e Avenida 87, no Setor Sul. A Prefeitura mantém equipes de plantão monitorando toda a cidade para atender possíveis ocorrências e demandas emergenciais.
Gabinete de Crise Climática
O Gabinete de Crise Climática reúne representantes da Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Seinfra, Comurg, Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), SET, além de órgãos estaduais como o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar.




