Ação integra campanha Outubro Rosa e busca reduzir fila de espera por exames na rede pública; iniciativa é viabilizada por emenda parlamentar da deputada Silvye Alves
“Estão sendo ofertados diversos tipos de ultrassonografias, como ultrassom mamária, transvaginal, de abdome total, de tireoide, de aparelho urinário e de próstata. Nossa meta é realizar 130 exames por dia em pacientes agendados pela nossa regulação, além dos atendimentos à população que busca o local”, afirmou o secretário Luiz Pellizzer.
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta semana um mutirão de ultrassonografias voltado à população da região Oeste da capital. A ação, que integra a campanha Outubro Rosa, prevê a realização de 410 exames até o próximo domingo (19), com atendimentos tanto por agendamento quanto por demanda espontânea.
Os procedimentos serão realizados em dois locais: até quinta-feira (16), na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro São Francisco; e de sexta a domingo (17 a 19), no centro de atendimento Goiânia + Humana, localizado no Conjunto Vera Cruz.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, o objetivo é atender pacientes que aguardam na fila da regulação municipal e também aqueles que buscarem atendimento diretamente nos locais. “Estão sendo ofertados diversos tipos de ultrassonografias, como ultrassom mamária, transvaginal, de abdome total, de tireoide, de aparelho urinário e de próstata. Nossa meta é realizar 130 exames por dia em pacientes agendados pela nossa regulação, além dos atendimentos à população que busca o local”, afirmou.
A iniciativa foi viabilizada por meio de emenda parlamentar da deputada federal Silvye Alves, que destinou R$ 1 milhão para ampliar a oferta de exames na rede pública. “A demanda por ultrassonografias é hoje um dos maiores gargalos da regulação do município e o mutirão amplia a capacidade de oferta dos exames da nossa rede, o que agiliza a espera dos pacientes e oportuniza um diagnóstico mais ágil”, destacou Paula dos Santos, superintendente de Regulação, Avaliação e Controle da SMS.
Moradora do Bairro São Francisco, Maria de Lourdes Silva foi uma das pacientes atendidas durante o mutirão. Ela realizou uma ultrassonografia de tireoide e comemorou a facilidade de acesso. “Eu estava aguardando para fazer esse exame há alguns meses e fiquei muito feliz porque consegui ser atendida aqui no meu bairro mesmo, bem perto de casa”, relatou.
Outubro Rosa: prevenção em foco
Em alusão ao Outubro Rosa — campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero — a SMS também ampliou a oferta de mamografias e exames citopatológicos, conhecidos como papanicolau. “Nós não temos filas para realização de mamografias e exames citopatológicos e a mulher pode procurar qualquer uma das unidades básicas de saúde do município para receber o pedido e agendar seu exame”, informou a superintendente.
O secretário Luiz Pellizzer reforçou a importância da mobilização. “Apenas no Hospital Araújo Jorge, que é um dos nossos parceiros nesta campanha, nós ainda temos 400 vagas de mamografias. Neste mês em que fazemos um alerta tão sensível e tão importante para a saúde da mulher, é fundamental que ela busque de fato assistência e não deixe o cuidado com a vida para depois”, pontuou.
