Modernização da frota, metronização e novo terminal elevam padrão de mobilidade urbana na capital
“Estamos construindo um sistema que funciona de forma integrada, com planejamento e acompanhamento constante. Os indicadores, os relatórios e os ajustes são pensados para que o cidadão sinta a diferença ao embarcar no transporte público, com planejamento e gestão de resultados. Queremos que Goiânia tenha cada vez mais um transporte coletivo seguro, eficiente e digno para o cidadão”, pontua o prefeito Sandro Mabel.
Aposta em infraestrutura e tecnologia para transformar o transporte público
Nos primeiros dez meses da atual gestão, a Prefeitura de Goiânia destinou R$ 260,5 milhões ao sistema de transporte coletivo da capital. Os recursos, repassados à Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), foram aplicados em ações estratégicas que incluem renovação da frota, implantação de corredores exclusivos, reforma de terminais e revitalização de estações.
A capital goiana também é responsável por 41,2% do subsídio total do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), mesmo percentual arcado pelo Governo de Goiás. Os demais municípios da região completam o financiamento. Esse subsídio tem sido essencial para manter o valor da tarifa em R$ 4,30 — congelado desde 2019. Sem o aporte público, o preço real da passagem chegaria a R$ 12,51. Goiânia é, atualmente, a única capital brasileira que não reajustou o valor da tarifa nos últimos seis anos.
Frota mais moderna entre grandes cidades
Segundo o prefeito Sandro Mabel, cada investimento é pensado para gerar impacto direto na vida dos cidadãos. “Cada ônibus renovado, cada terminal modernizado, reflete o esforço da prefeitura em entregar resultados concretos e melhorar o transporte coletivo em Goiânia”, afirma.

Com os investimentos, a Região Metropolitana passou a contar com a frota mais nova do país entre grandes centros urbanos. Os veículos são climatizados, acessíveis, equipados com tecnologia embarcada e sistemas de monitoramento eletrônico, além de apresentarem menor impacto ambiental. A renovação traz benefícios tangíveis: viagens mais rápidas, maior segurança, inclusão de pessoas com mobilidade reduzida e redução nos custos operacionais — fatores que contribuem para a sustentabilidade do serviço.
Metronização reduz tempo de viagem em 30%
Outro destaque é a metronização do sistema, tecnologia inédita no Brasil que já reduziu em 30% o tempo de deslocamento nos corredores do BRT. A inovação utiliza inteligência artificial, comunicação em tempo real e semáforos integrados, permitindo que os ônibus tenham trânsito livre em 90% do trajeto.
A reorganização das linhas, aliada à tecnologia embarcada e ao monitoramento contínuo, permite à gestão municipal tomar decisões baseadas em dados e ajustar a operação em tempo real. “Estamos construindo um sistema que funciona de forma integrada, com planejamento e acompanhamento constante. Os indicadores, os relatórios e os ajustes são pensados para que o cidadão sinta a diferença ao embarcar no transporte público, com planejamento e gestão de resultados. Queremos que Goiânia tenha cada vez mais um transporte coletivo seguro, eficiente e digno para o cidadão”, pontua Mabel.




