Projeto da Comurg transforma praças e vias com espécies ornamentais e reforça compromisso ambiental da capital
“Este trabalho é importante, pois integra a população à valorização da paisagem urbana, principalmente com o verde, uma temática fundamental diante das atuais condições climáticas”, afirma o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos.
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), avança para a etapa final de um amplo projeto de paisagismo que prevê o plantio de 76.886 mudas em canteiros de praças e avenidas da cidade até o fim de dezembro. As ações já estão em curso, com equipes dedicadas ao preparo do solo e à manutenção das áreas que receberão as novas espécies ornamentais.
Intervenções paisagísticas alcançam seis pontos estratégicos
Desde setembro, o cronograma de atividades vem sendo executado de forma escalonada. A Praça Nova Suíça foi o primeiro local a receber as intervenções, com preparo do solo e remoção de pragas. Em outubro e novembro, os trabalhos se intensificaram com nivelamento de terra, manutenção corretiva e monitoramento das áreas destinadas ao plantio.
Nesta fase, seis locais foram contemplados: Praça Nova Suíça, Praça Tamandaré, Praça Ciro Lisita, Praça Léo Lynce, o cruzamento da Avenida Portugal com a T-51 e a rotatória da Alameda dos Buritis. O projeto contempla o plantio de 14.240 mudas de sálvia vermelha, 7.449 de sálvia comum e 55.197 de cravão.
Valorização do verde urbano e engajamento da população
Além do impacto visual positivo, o projeto busca promover maior conexão entre os cidadãos e os espaços públicos, incentivando o cuidado com o meio ambiente e a preservação das áreas verdes.
Continuidade garantida com ações programadas para 2026
A programação de dezembro inclui adubação de cobertura, monitoramento contínuo dos canteiros e controle de pragas. A Comurg também prevê replantios ao longo do próximo ano e reforço na atuação dos viveiros municipais, assegurando a sustentabilidade das ações de paisagismo e manutenção urbana.




