“Não vamos desistir de recuperar vidas. Vamos continuar com o trabalho sério de atendimento às pessoas em situação de rua, tratando caso a caso e encaminhando quem precisa para comunidades terapêuticas. Mas também é preciso agir com firmeza diante dos casos que oferecem risco à população”, disse o prefeito Sandro Mabel.
Prefeitura combina suporte social e combate ao crime na Região Central; quatro prisões em flagrante na Operação Zero Tráfico
A Prefeitura de Goiânia, sob determinação do prefeito Sandro Mabel, está intensificando as ações de acolhimento e segurança para pessoas em situação de rua na Região Central da capital. A iniciativa conjuga medidas de assistência social com um combate firme a práticas criminosas. Nesta quarta-feira (4/6), a Operação Zero Tráfico da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia resultou na prisão de quatro indivíduos em pontos como a Praça do Trabalhador e a Rua 7.
Entre os detidos, está um foragido da Justiça que utilizava tornozeleira eletrônica, suspeito de aliciar pessoas em situação de vulnerabilidade para o tráfico de drogas. A operação contou com o apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC K9), que ajudou a localizar esconderijos de entorpecentes.
“Nosso foco é acolher quem precisa e agir com rigor diante de quem insiste em desrespeitar a lei”, afirmou o comandante da GCM, Gustavo Toledo. Ele acrescentou que o prefeito Sandro Mabel orientou a intensificação do patrulhamento no centro da cidade para ampliar a segurança na área.
Equilíbrio entre Acolhimento e Combate ao Crime
A Prefeitura estima que mais de 2,5 mil pessoas estejam em situação de rua em Goiânia. Desse total, mais de 400 já receberam algum tipo de atendimento, que inclui acolhimento em abrigos com alimentação, ou por meio de programas de reinserção social. Estes programas oferecem desde encaminhamento para oportunidades de trabalho, como vagas na construção civil, até auxílio para o retorno às cidades de origem.
O compromisso da gestão é equilibrar o acolhimento social com a segurança pública. “Não vamos desistir de recuperar vidas. Vamos continuar com o trabalho sério de atendimento às pessoas em situação de rua, tratando caso a caso e encaminhando quem precisa para comunidades terapêuticas. Mas também é preciso agir com firmeza diante dos casos que oferecem risco à população”, disse o prefeito Sandro Mabel.
A atuação integrada das forças de segurança e das equipes de assistência social segue um plano que inclui o mapeamento do perfil das pessoas em situação de rua para entender suas histórias e necessidades. “A atuação do prefeito tem sido firme, garantindo direitos e em busca de soluções eficazes”, reforça Erizânia Freitas, titular da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh).
Prefeitura de Goiânia leva acolhimento e segurança à Região Central da capital
Subtituço – “Nosso foco é acolher quem precisa e agir com rigor diante de quem insiste em desrespeitar a lei”, afirma comandante da GCM, Gustavo Toledo
Por determinação do prefeito Sandro Mabel, a Prefeitura de Goiânia leva acolhimento e segurança às pessoas em situação de rua. A atuação combina medidas sociais e ações firmes contra práticas criminosas. Nesta quarta-feira (4/6), a Operação Zero Tráfico da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia resultou na prisão de quatro pessoas em pontos da Região Central, incluindo a Praça do Trabalhador e a Rua 7.
Entre os detidos, está um foragido da Justiça que utilizava tornozeleira eletrônica, suspeito de realizar o aliciamento de pessoas em situação de vulnerabilidade para o tráfico de drogas. A operação também contou com o apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC K9), que identificou esconderijos usados para acondicionar entorpecentes.
“Nosso foco é acolher quem precisa e agir com rigor diante de quem insiste em desrespeitar a lei”, afirmou o comandante da GCM, Gustavo Toledo. Segundo ele, as ações de patrulhamento no centro da cidade foram intensificadas por orientação do prefeito Sandro Mabel de ampliar a segurança na região.
A Prefeitura estima que mais de 2,5 mil pessoas estejam em situação de rua em Goiânia. Desse total, mais de 400 já receberam algum tipo de atendimento, incluindo acolhimento em abrigos, com alimentação, ou por meio de programas de reinserção social, como encaminhamento para oportunidades de trabalho, com oferta de vagas na construção civil, ou retorno às cidades de origem.
Recuperar vidas
O compromisso da gestão é equilibrar acolhimento social e segurança pública. “Não vamos desistir de recuperar vidas. Vamos continuar com o trabalho sério de atendimento às pessoas em situação de rua, tratando caso a caso e encaminhando quem precisa para comunidades terapêuticas. Mas também é preciso agir com firmeza diante dos casos que oferecem risco à população”, frisou o prefeito Sandro Mabel.
A atuação integrada das forças de segurança e das equipes de assistência social segue um plano que inclui o mapeamento do perfil das pessoas em situação de rua para compreender suas histórias e necessidades. “A atuação do prefeito tem sido firme, garantindo direitos e em busca de soluções eficazes”, reforça a titular da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Erizânia Freitas.